Publicação: A falácia da higienização racial: uma análise dos cartazes antissemitas Nazistas sob a perspectiva arendtiana (1939-1944)
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Data
Autores
Orientador
Bortolotti, Ricardo Gião
Coorientador
Pós-graduação
História - FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho tem como enfoque o estudo do impacto social causado pelo Nazismo na Alemanha durante o período da Segunda Guerra Mundial, buscando verificar na propaganda do Regime espaços de vazão do Mal Radical, conceito apresentado por Immanuel Kant e trabalhado por Hannah Arendt na obra Origens do Totalitarismo (2012). Através da análise de sete cartazes antissemitas Nazistas publicados na Alemanha e em países ocupados por ela – a saber, Polônia, França, Sérvia e Itália –, buscamos debater a aderência que o Mal Radical encontrou no seio da grande massa alemã durante a vigência do Terceiro Reich, tomando por objetivo primordial a compreensão do modus operandi dos mecanismos levados a cabo para o processo de Radicalização do Mal, e em que medida atuaram os cartazes, que impunham uma imagem deturpada e negativa da comunidade judaica. Com efeito, discutiremos as temáticas do uso de imagens através da concepção de Mal Radical, norteados pelo seguinte questionamento: a construção de uma visão deturpada da comunidade judaica durante o Regime Nazista, dando suporte as atrocidades cometidas pelo Terceiro Reich, é um fenômeno cultural natural ou pode ser explicado através de mecanismos inseridos no âmbito da propaganda, sobretudo no uso de cartazes?
Resumo (inglês)
This work focuses on the social impact of Nazism in Germany in the course of World War II, with an emphasis on how Nazi propaganda paved the way for the dissemination of Radical Evil – a seminal concept elaborated by Immanuel Kant and well-developed by Hannah Arendt in The Origins of Totalitarianism (2012). Through the analysis of seven antisemitic nazi posters published both in Germany and in occupied countries (such as Poland, France, Serbia, and Italy), I seek to debate to what degree the German masses under the Third Reich adhered and practiced the postulates of Radical Evil. Moreover, this work aims to shed light on the modus operandi and potential mechanisms that contributed to the Radicalization of evil. As a result, I will analyze the posters through the lens of Radical Evil and intend to answer the following question: is the emergence of a misrepresented view of the Jewish Community under the Third Reich a natural, cultural phenomenon? Is it possible to explain such a phenomenon through the political strategies of the realm of propaganda, principally through the massive use of posters?
Descrição
Palavras-chave
Nazismo, Propaganda, Cartazes, Hannah Arendt, Nazism, Posters
Idioma
Português