Publicação: O Impacto do Programa São Paulo faz Escola em Professores Iniciantes
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Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
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Editor
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
Abstract: This study aimed to enhance reflections about the teaching of Portuguese language and literature newly qualified teachers who work with São Paulo Faz Escola Program. We conducted a qualitative research through a case study by means of analysis of documents, interviews and follow-up of these teachers. The data showed the feeling that the authorship and the autonomy of professional intervention were taken of these teachers. Besides, we observed the pressure suffered by teachers so that students have good grades in merely quantitative assessments, completely disregarding all they lived along the school year.
Resumo (português)
Resumo: Este trabalho procurou potencializar reflexões acerca do trabalho docente de professores iniciantes da área de Língua Portuguesa e Literatura que atuam no contexto do Programa São Paulo faz escola. Para isso realizamos uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, no qual se inseriram: análise documental, entrevistas e acompanhamento desses docentes. É visível nos dados analisados o sentimento de que foi retirado desses professores a autoria e a autonomia de intervenção profissional. Além disso, observamos a pressão que os docentes sofrem para que os alunos, nas avaliações meramente quantitativas da aprendizagem, apresentem notas altas, desconsiderando por completo o processo vivido no decorrer do ano letivo.
Descrição
Palavras-chave
Teaching Work, Curriculum Proposal of São Paulo State, Portuguese Language and Literature Teaching, Newly Qualified Teachers, Trabalho Docente, Currículo do Estado de São Paulo, Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Professores Iniciantes
Idioma
Português
Como citar
Educação & Realidade. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação, v. 41, n. 2, p. 359-381, 2016.