Logotipo do repositório
 

Publicação:
Problemáticas sobre metodologias de ensino de ciências: caracterizando a BNCC, os livros didáticos e concepções acerca da prática docente

dc.contributor.advisorAgudo, Marcela de Moraes
dc.contributor.authorMarcolino, Eduardo Gabriel
dc.contributor.authorSardinha, Isadora Chaves
dc.contributor.authorSantana, Giulia de Azevedo
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-07-18T19:40:10Z
dc.date.available2023-07-18T19:40:10Z
dc.date.issued2023-07-18
dc.description.abstractEsta pesquisa investigou as ações metodológicas indicadas na BNCC , em livros didáticos e relatadas por professores, através das habilidades propostas acerca do campo das Ciências da Natureza, ações metodológicas para aplicação das mesmas na prática pedagógica docente e como estas propostas aparecem em algumas escolas públicas municipais de uma cidade do interior de São Paulo. Com isso, recorremos aos livros didáticos de Ciências da Natureza presentes nas escolas municipais de Botucatu-SP e também a alguns professores que nelas lecionam, para compreender quais e como são incorporadas essas práticas. Assim, considerando que é possível traçar um paralelo das recomendações que são expressas no livro do professor com o que realmente é aplicado dentro da sala de aula no momento da prática pedagógica do professor, foi possível compreender se há e quais são os fatores limitantes para a não aplicação ou se vem dos próprios professores a opção da não utilização das metodologias recomendadas. Portanto, buscamos compreender se ocorrem divergências entre as práticas didático-metodológicas dos professores de Ciências do Ensino Fundamental II de escolas públicas da rede municipal de ensino de uma cidade do interior de São Paulo, em relação às recomendações dos livros didáticos alinhados à BNCC presentes nas instituições públicas de ensino. Tendo em vista os diversos problemas educacionais, relacionados à infraestrutura e desvalorização docente, é importante averiguar quais as causas que cercam a educação pública no Brasil, podendo elucidar algumas questões envolvendo a prática metodológica escolhida pelo professor em seu trabalho. Assim, buscamos fazer a distinção se a problemática vem dos documentos (BNCC) ou de um fator interno no espaço escolar que interfere na escolha, analisando assim quais metodologias indicadas aos professores nos livros didáticos de Ciências ajustados à BNCC e como os professores aplicam as mesmas durante suas atividades em sala de aula e/ou em outros espaços escolares. Na pesquisa realizada pudemos identificar a concepção dos professores participantes a respeito das metodologias de ensino utilizadas e suas possibilidades concretas ou não. Assim, pudemos observar que apesar da BNCC ter como objetivo ser a base dos conteúdos e fornecer metodologias de como os mesmos devem ser seguidos, as indicações são bastante superficiais, ou seja, é superficial tanto em sua forma como em seu conteúdo. Neste sentido, cabe aos livros didáticos realizarem as sugestões metodológicas aos docentes. Apesar disso, quando nos voltamos para o contexto da sala de aula e suas adversidades, percebemos a dificuldade em colocar isso em prática efetivamente, por conta . Portanto, os problemas encontrados pelos docentes em estabelecer uma aprendizagem que interaja com o cotidiano do aluno, atrelado ao que é apresentado nos livros didáticos, deixa a desejar, principalmente com a questão do tempo em sala de aula. A falta de direcionamento e baixa individualidade na hora de trabalhar os conteúdos, podem diminuir a qualidade do ensino ofertado.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/244635
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restrito
dc.subjectMetodologiaspt
dc.subjectEnsino fundamental IIpt
dc.subjectPráticas pedagógicaspt
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectEscola públicapt
dc.titleProblemáticas sobre metodologias de ensino de ciências: caracterizando a BNCC, os livros didáticos e concepções acerca da prática docentept
dc.title.alternativeProblems about science teaching methodologies: characterizing the BNCC, textbooks and conceptions about teaching practiceen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
marcolino_eg_tcc_bot.pdf
Tamanho:
326.34 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
marcolino_eg_autorizacao_bot.pdf
Tamanho:
129.43 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: