Logo do repositório
 

Geografia das ocupações escolares: do território-empresa às formas de resistência à neoliberalização do espaço escolar

dc.contributor.advisorPaula, Ricardo Pires de [UNESP]
dc.contributor.authorQueiroz, William Fernando Camilo [UNESP]
dc.contributor.institutionFaculdade de Ciências e Tecnologia (FCT Unesp)pt
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-05-16T20:07:02Z
dc.date.issued2025-02-28
dc.description.abstractA Geografia das ocupações escolares: do território-empresa às formas de resistência à neoliberalização do espaço escolar e as maneiras de resistir à neoliberalização do espaço escolar sugere uma investigação profunda sobre como as ocupações escolares estão interligadas à Geografia, explorando o conceito de território no contexto da invasão do neoliberalismo nos espaços escolares e suas influências, assim como dos territórios que nascem das experiências de ocupação. Além disso, enfatizamos as diferentes formas de resistência que surgem em resposta ao processo de neoliberalização com as ocupações, que implicam uma reconfiguração dos espaços educacionais, que envolveu a mercantilização e a variadas formas de precarização. A análise pretende abordar como essas dinâmicas alteram as práticas educativas e a luta por um espaço escolar que preserva outros valores além da esfera da mercantilização. A premissa do estudo é que os variados movimentos dos secundaristas com as ocupações escolares em escala nacional possam ser vistos como resistências à destruição do sistema público de ensino, promovida por agentes públicos, em consonância a uma agenda de reforma empresarial na educação. Isso tem colaborado para a construção nas escolas de um espaço de dominação impessoal ligado à formação de um território material/imaterial de corporificação de saberes e práticas mercadológicas nas escolas públicas. Portanto, através de uma territorialização da razão neoliberal vai se construindo nesses espaços de socialização a materialização de interesses privatistas lançando-se cada vez mais para uma captura da subjetividade a construção do sujeito neoliberal. Entretanto, os estudantes utilizaram-se das ocupações como forma de resistência contrária à territorialização do capital nas escolas públicas. Apesar de as ocupações surgirem como uma demanda por mudanças no campo da educação é possível perceber que diferentes respostas conservadoras foram dadas aos movimentos ocorridos, como a militarização e a Reforma do Ensino Médio. Assim, as ocupações têm se apresentado ainda como um momento crucial do atual debate sobre a educação no país.pt
dc.description.abstractGeography of school occupations: from the territory of companies, forms of resistance to the neoliberalization of school space and ways of resisting the neoliberalization of school space suggests an in-depth investigation into how school occupations are interconnected with Geography, exploring the concept of territory in the context of the invasion of neoliberalism in school spaces and its influences, as well as the territories that are born from occupation experiences. In addition, we emphasize the different forms of resistance that emerge in response to the process of neoliberalization with the occupations, which imply a reconfiguration of educational spaces, involving commodification and various forms of precariousness. The analysis aims to address how these dynamics alter educational practices and the struggle for a school space that preserves values other than the sphere of commercialization. The premise of the study is that the varied movements of secondary school students with school occupations on a national scale can be seen as resistance to the destruction of the public education system, promoted by public agents, in line with a business reform agenda in education. This has contributed to the construction in schools of a space of impersonal domination linked to the formation of a material/immaterial territory for the embodiment of market knowledge and practices in public schools. Therefore, through a territorialization of neoliberal reason, the materialization of privatist interests is being built in these spaces of socialization, increasingly launching into a capture of subjectivity and the construction of the neoliberal subject. However, the students used the occupations as a form of resistance against the territorialization of capital in public schools. Although the occupations emerged as a demand for changes in the field of education, it is possible to see that different conservative responses were given to the movements, such as militarization and the High School Reform. Thus, the occupations are still a crucial moment in the current debate on education in the country.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33004129042P3
dc.identifier.citationQUEIROZ, William Fernando Camilo. Geografia das ocupações escolares: do território-empresa às formas de resistência à neoliberalização do espaço escolar. Orientador: Ricardo Pires de Paula. 2025. 228 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.pt
dc.identifier.lattes5445649003455307
dc.identifier.orcid0000-0001-7914-547X
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/310481
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectOcupações de escolaspt
dc.subjectMovimentos socioespaciaispt
dc.subjectTerritório-empresapt
dc.subjectTerritório corporativo escolarpt
dc.subjectNeoliberalismopt
dc.subjectEscola Públicapt
dc.subjectGeografia da educaçãopt
dc.subjectSecundaristaspt
dc.subjectSchool occupationsen
dc.subjectSocio-spatial movementen
dc.subjectCompany territoryen
dc.subjectSchool corporate territoryen
dc.subjectNeoliberalismen
dc.subjectPublic schoolen
dc.subjectGeography of educationen
dc.subjectHigh school studentsen
dc.titleGeografia das ocupações escolares: do território-empresa às formas de resistência à neoliberalização do espaço escolarpt
dc.title.alternativeGeography of school occupations: from the corporate territory to forms of resistance to the neoliberalization of school spaceen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationba96eb1c-ae2a-46a3-954e-860b44bcee60
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryba96eb1c-ae2a-46a3-954e-860b44bcee60
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramGeografia - FCTpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaGeografia e Movimentos Socioterritoriaispt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
queiroz_wfc_dr_prud.pdf
Tamanho:
4.81 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: