Logotipo do repositório
 

Publicação:
Proposta e desenvolvimento de uma sequência didática em química orgânica contextualizada com um projeto de pesquisa

dc.contributor.advisorSilva Filho, Luiz Carlos da [UNESP]
dc.contributor.authorAugusto, Lais Cristina
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-03-13T11:08:45Z
dc.date.available2023-03-13T11:08:45Z
dc.date.issued2023-02-11
dc.description.abstractNeste trabalho propomos a elaboração de uma Sequência Didática seguindo as competências e habilidades presentes no documento da Base Nacional Comum Curricular com foco na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, a qual a disciplina de química está presente. A SD apresenta quatro aulas divididas em sete momentos com o objetivo de divulgar a ciência em uma IES utilizando um projeto de pesquisa de iniciação científica e explorar alguns tópicos presentes no sobre energia solar e grafeno para introduzir o conteúdo de química sobre nomenclatura de compostos orgânicos. A SD propõe diferentes abordagens para que o aluno construa pensamentos sobre resolução de problemas, procure fontes de informação confiáveis, utilização da tecnologia como ferramenta e trabalhem em grupo. Por fim, temos que a SD proposta consegue unir a ciência realizada em uma IES com as competências e habilidades presentes na BNCC e aos conteúdos de química.pt
dc.description.abstractIn this work, we propose the development of a Teaching Sequence following the skills and abilities present in the document of the Common National Curricular Base (BNCC) with a focus on the area of Nature Sciences and their Technologies, which the subject of chemistry is present. The TS presents four lessons divided into seven moments with the objective of disseminating science in a HEI using a scientific initiation research project and explore some topics present in the research about solar energy and graphene to introduce the chemistry content about the nomenclature of organic compounds. The TS proposes different approaches for the student to build thinking about problem solving, look for reliable sources of information, use technology as a tool, and work in groups. Finally, we have that the proposed TS manages to unite the science performed in an HEI with the competencies and skills present in the BNCC and the chemistry content.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipId121013/2020-0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/242446
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectSequência Didáticapt
dc.subjectBNCCpt
dc.subjectEnsino de Químicapt
dc.subjectChemistry teachingen
dc.subjectTeaching sequenceen
dc.titleProposta e desenvolvimento de uma sequência didática em química orgânica contextualizada com um projeto de pesquisapt
dc.title.alternativeProposal and development of a teaching sequence in organic chemistry contextualized with a research projecten
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.undergraduateQuímica - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
augusto_lc_tcc_bauru.pdf
Tamanho:
610.19 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
augusto_lc_autorização_bauru.pdf
Tamanho:
271.94 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: