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Publicação:
Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação

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Orientador

Brandão, Carlos da Fonseca

Coorientador

Pós-graduação

Educação - FFC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente pesquisa teve como objetivo comparar os pontos de convergências e de divergências entre o Sistema Nacional de Avaliação, em larga escala da educação básica – da Argentina avaliação ONE/APRENDER e do Brasil Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, no período entre 1990 e 2021. Adotou-se o procedimento metodológico de Educação Comparada das quatro etapas (descrição, interpretação, justaposição e comparação) de Bereday e, para melhor compreensão das categorias comparadas elencadas – início, objetivo, público-alvo, participação, área do conhecimento avaliada, critério, devolutiva, responsável, elaboração da avaliação e site da avaliação nacional – aplicou-se o quadro de Berg-Schlosser na comparação simultânea. Os resultados, em ambos os países, são respaldados por legislações quanto à sistematização dessa avaliação, bem como a responsabilidade principal, a respeito do Sistema Nacional de Avaliação, cabe ao órgão máximo da educação – para a Argentina é o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia e para o Brasil é Ministério da Educação. Por fim, constatamos que os Sistemas Nacionais de Avaliação são sistemas mais semelhantes (convergentes) e com resultados semelhantes, embora contendo semelhanças significativas, não se pode dizer que existe igualdade no contexto da política avaliativa em larga escala entre a Argentina e o Brasil.

Resumo (inglês)

This research has the purpose to compare the points of convergence and divergence between the National Education Assessment System, on a large scale of basic education – in Argentina, the ONE/APRENDER and in Brazil, the National Basic Education Assessment System, between 1990 and 2021. Utilizing the procedure methodological of Comparative Education of the four stages (description, interpretation, juxtaposition, and comparison) of Bereday and, for a better understanding of the listed compared categories - beginning, objective, stakeholders, participation, area of knowledge evaluated, criterion, feedback, person in charge, elaboration of the evaluation and website of the national evaluation – the Berg-Schlosser framework was applied in the simultaneous comparison. The results, in both countries, are supported by legislation regarding the systematization of this evaluation, as well as the main responsibility, regarding the National Evaluation System, lies with the highest education body - for Argentina it is the Ministry of Education, Science and Technology and for Brazil it is the Ministry of Education. Finally, we found that the National Assessment Systems are more similar (convergent) systems and with similar results, although containing significant similarities, it cannot be said that there is equality in the context of the large-scale assessment policy between Argentina and Brazil.

Descrição

Palavras-chave

Educação comparada, Sistema Nacional de Ensino, Sistema Nacional de Avaliação, SAEB, ONE/APRENDER, Comparative education, National System of Education, National Education Assessment System

Idioma

Português

Como citar

MARTINS, Chelsea Maria de Campos. Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.

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