Logotipo do repositório
 

Publicação:
Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação

dc.contributor.advisorBrandão, Carlos da Fonseca [UNESP]
dc.contributor.authorMartins, Chelsea Maria de Campos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-06-02T17:30:29Z
dc.date.available2023-06-02T17:30:29Z
dc.date.issued2023-04-18
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo comparar os pontos de convergências e de divergências entre o Sistema Nacional de Avaliação, em larga escala da educação básica – da Argentina avaliação ONE/APRENDER e do Brasil Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, no período entre 1990 e 2021. Adotou-se o procedimento metodológico de Educação Comparada das quatro etapas (descrição, interpretação, justaposição e comparação) de Bereday e, para melhor compreensão das categorias comparadas elencadas – início, objetivo, público-alvo, participação, área do conhecimento avaliada, critério, devolutiva, responsável, elaboração da avaliação e site da avaliação nacional – aplicou-se o quadro de Berg-Schlosser na comparação simultânea. Os resultados, em ambos os países, são respaldados por legislações quanto à sistematização dessa avaliação, bem como a responsabilidade principal, a respeito do Sistema Nacional de Avaliação, cabe ao órgão máximo da educação – para a Argentina é o Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia e para o Brasil é Ministério da Educação. Por fim, constatamos que os Sistemas Nacionais de Avaliação são sistemas mais semelhantes (convergentes) e com resultados semelhantes, embora contendo semelhanças significativas, não se pode dizer que existe igualdade no contexto da política avaliativa em larga escala entre a Argentina e o Brasil.pt
dc.description.abstractThis research has the purpose to compare the points of convergence and divergence between the National Education Assessment System, on a large scale of basic education – in Argentina, the ONE/APRENDER and in Brazil, the National Basic Education Assessment System, between 1990 and 2021. Utilizing the procedure methodological of Comparative Education of the four stages (description, interpretation, juxtaposition, and comparison) of Bereday and, for a better understanding of the listed compared categories - beginning, objective, stakeholders, participation, area of knowledge evaluated, criterion, feedback, person in charge, elaboration of the evaluation and website of the national evaluation – the Berg-Schlosser framework was applied in the simultaneous comparison. The results, in both countries, are supported by legislation regarding the systematization of this evaluation, as well as the main responsibility, regarding the National Evaluation System, lies with the highest education body - for Argentina it is the Ministry of Education, Science and Technology and for Brazil it is the Ministry of Education. Finally, we found that the National Assessment Systems are more similar (convergent) systems and with similar results, although containing significant similarities, it cannot be said that there is equality in the context of the large-scale assessment policy between Argentina and Brazil.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationMARTINS, Chelsea Maria de Campos. Argentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliação. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/243896
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação comparadapt
dc.subjectSistema Nacional de Ensinopt
dc.subjectSistema Nacional de Avaliaçãopt
dc.subjectSAEBpt
dc.subjectONE/APRENDERpt
dc.subjectComparative educationen
dc.subjectNational System of Educationen
dc.subjectNational Education Assessment Systemen
dc.titleArgentina e Brasil: uma análise comparativa do Sistema Nacional de Avaliaçãopt
dc.title.alternativeArgentina and Brazil: a comparative of National Education Assessment Systemen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaPolíticas educacionais, gestão de sistemas e organizações, trabalho e movimentos sociaispt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
martins_cmc_dr_mar.pdf
Tamanho:
2.02 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.98 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: