Publicação:
Entre o Ceú e a Terra: o fazer cinema de Olinda Tupinambá, agenda ambiental, processos germinantes e contracolonial

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Data

2024-07-04

Orientador

Cunha, Edgar Teodoro da

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Araraquara - FCLAR - Ciências Sociais

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho tem como foco realizar uma discussão acerca do trabalho da cineasta indígena, Olinda Tupinambá. A partir da produção fílmica, buscaremos endereçar debates no que diz respeito a essas produções, observando os cruzamentos entre cinema e antropologia. Na tentativa, gostaríamos de refletir a questão de que o cinema cria e trabalha com diferentes temas, sensibilidades, temporalidades, possibilitando assim análises profundas e fundamentais na compreensão de fenômenos históricos, políticos e sociais. Desta forma, será que se pode falar em uma relação entre o cinema de Olinda Tupinambá e a agenda ambiental? Se sim, como o cinema de Olinda Yawar Tupinambá pode endereçar o debate sobre conflitos em territórios indígenas, meio ambiente e mudanças climáticas? Tendo isso em vista, o objetivo desta monografia é discutir as produções fílmicas de Olinda enquanto objeto e, ao mesmo tempo, como um problema a ser colocado para a antropologia, refletindo sobre a análise fílmica na antropologia e, mais propriamente, pensar algumas relações entre os filmes de Yawar e o debate que se estabelece sobre a agenda ambiental, mas, para além disso sobre os conflitos que assolam o seu povo desde o processo de retomada de suas terras. Assim, a análise fílmica, atrelada a uma revisão bibliográfica, será fundamental para a realização deste trabalho. No ato de realizar a separação de análise, é explícito como o material produzido por Yawar aponta questões no que diz respeito aos diferentes modos e percepções de mundo, a partir do cinema e do olhar indígena, articulando a luta de seu povo, o ativismo ambiental e a produção de um cinema-semente, um cinema germinante, permeado por imagens-território.

Resumo (inglês)

This work focuses on a discussion about the work of the indigenous filmmaker, Olinda Tupinambá. From the film production, we will seek to address debates regarding these productions, observing the intersections between cinema and anthropology. In the attempt, we would like to reflect on the issue that cinema creates and works with different themes, sensibilities, and temporalities, enabling deep and fundamental analyses in the understanding of historical, political, and social phenomena. In this way, can we speak of a relationship between the cinema of Olinda Tupinambá and the environmental agenda? If so, how can Olinda Yawar Tupinambá's cinema address the debate on conflicts in Indigenous territories, the environment, and climate change? With this in mind, this monograph aims to discuss Olinda's film productions as an object and, at the same time, as a problem to be posed to anthropology, reflecting on film analysis in anthropology and, more specifically, thinking about some relations between Yawar's films and the debate that is established on the environmental agenda but, in addition to the conflicts that have plagued its people since the process of retaking their lands. Thus, the film analysis, linked to a literature review, will be fundamental for the accomplishment of this work. In the act of separating the analysis, it is explicit how the material produced by Yawar points out issues concerning the different modes and perceptions of the world, based on cinema and the indigenous gaze, articulating the struggle of his people, the environmental activism and the production of a seed-cinema, a germinating cinema, permeated by territory-images.

Resumo (idioma não especificado)

A'é eparabyky i erekó îabé sepyak mopor oîepé îe'enga eparabyky obaké suí kuîã cineasta, Olinda Tupinambá ypyrunga mongakuab filmica esebé, îe'enga roekar ikó motyb îe"enga eboküé mongakuab suí, asepyak asab cinema i antropologia pa'üme. Îemoatape roaipotar romo'ang suí questão pe suí cinema mimbaba eparabyky moingwé temas rupi, sensibilidades, ara eté, possibilitando emonã sepyak typy pyteripe tekokuaba fenômenos históricos suí, políticos irunamo asé. Emonã, por mba'é îe'enga ikatu îesear pupé pa'ümé pyri cinema Olinda Tupinambá suí pyri agenda ambiental pe? I pá, pyri cinema Olinda Tupinambá suí rupi ikatu gwatarpe pyri îomongetá marãekópe tetama indígena, ku'á ambiente i ekobiarõ climáticas pe? Erekópe sepyak aipó, pyri tekoposabape kwatiar aipó i apore'im pyri mongakuab etá filmicas Olinda suí pora i pukui ara tiruã, oîeper obaîar îabé i ramõ rese i antropologia supé, îembo'é amo'ang sosé be filmica antropologia tenondé, pokarugwara etá, amõ mo'ang îase'ar pa'üme rupi Yawar suí pyri îomongetá tobaké agenda ambiental sosé, a'é, amõ supé aipó pyri marana sosé, anama remondyk tenondé abé oîepé pysyka îemoîeraba a'é tetama. Emonã filmica sepyak, irünamo oîepé revisão bibliografia tekotebē i eparabyky ikó. Kó ikó suí po'ir sepyak suí, tinga i pora rupi apó Yawar pe kwabe'eng ikó îe'enga suí resepyak ypyrunga suí, marana irünamo anama etá suí, ativismope ambiental pyri ikó oîepé suí cinema- sendya, oîepé cinema amykyrape, ta'angaba tetama rupi.

Descrição

Idioma

Português

Como citar

SILVA, Leandro Teixeira da. Entre o Ceú e a Terra: o fazer cinema de Olinda Tupinambá, agenda ambiental, processos germinantes e contracolonial. 2024. 98f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Sociais) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2024.

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