Publicação:
A cartografia escolar nos anos finais do ensino fundamental: uma análise das práticas metodológicas de ensino

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Data

2023-12-04

Orientador

Pancher, Andréia Medinilha

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IGCE - Geografia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A cartografia escolar está presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente dentro do componente curricular de Geografia. É importante elencar que os meios de representação são estudados ao longo do processo escolar, tendo seu início no ensino fundamental I e se estendendo até o ensino médio. Sendo válido salientar que o conteúdo vai se adequando ao longo do tempo, isto a fim de acompanhar o desenvolvimento cognitivo do discente. Então, o sujeito ser alfabetizado cartograficamente é imprescindível para que ocorra a interpretação da linguagem cartográfica. Neste segmento, o ensino cartográfico é influenciado pela estratégia didática utilizada pelo docente, isto é, pode ser crítico, memorativo, interdisciplinar, utilizando livros didáticos, mapas, croquis, globo terrestre, maquetes, músicas, jogos, softwares de geolocalização, atividades lúdicas, filmes, atlas, bússola, desenhos etc. Porém, é necessário levar em consideração o papel da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo no fornecimento dos recursos, ou seja, da televisão, internet, projetor e mapas. Posto isto, o intuito desta pesquisa é verificar as respectivas estratégias didáticas utilizadas pelos educadores, bem como analisar se a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está auxiliando no ensino cartográfico. Logo, como proposta metodológica, foi realizada uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, aplicado um questionário aos docentes de Geografia do ensino fundamental II, especificamente da rede estadual de ensino, no município de Rio Claro - SP. Além disso, foi analisada a práxis pedagógica de uma docente do município, isto com o intuito de entender como este conteúdo está sendo difundido nas salas de aula. A partir dos resultados obtidos, é possível afirmar que existe uma diversidade didática, porém, os discentes continuam com dificuldades de interpretação cartográfica, sendo que o governo do Estado de São Paulo não fornece os recursos necessários e com qualidade para o desenvolvimento da prática docente.

Resumo (inglês)

School cartography is included in the National Common Core Curriculum (BNCC), especially within the subject of Geography. It is important to point out that the means of representation are studied throughout the school process, starting in elementary school and extending to secondary school. It is worth pointing out that the content is adapted over time, in order to keep up with the cognitive development of the student. Therefore, the subject being cartographically literate is essential for interpreting cartographic language. In this segment, cartographic teaching is influenced by the didactic strategy used by the teacher, i.e. it can be critical, memorative, interdisciplinary, using textbooks, maps, sketches, terrestrial globes, models, songs, games, geolocation software, playful activities, films, atlases, compasses, drawings, etc. However, it is necessary to take into account the role of the state in providing resources, i.e. television, internet, projector and maps. That said, the aim of this research is to verify the respective didactic strategies used by educators, as well as to analyze whether the State is helping in cartographic teaching. Therefore, as a methodological proposal, a questionnaire was applied to elementary school Geography II teachers, specifically from the state school system, in the municipality of Rio Claro - SP. In addition, the pedagogical praxis of a teacher in the municipality was analyzed, this was done in order to understand how this content is being disseminated in classrooms. Based on the results obtained, it is possible to state that there is didactic diversity, but students continue to have difficulties with cartographic interpretation, and the state does not provide the necessary resources and quality for the development of teaching practice.

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Idioma

Português

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