Logotipo do repositório
 

Publicação:
Luís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasil

dc.contributor.advisorD'Ambrósio, Ubiratan [UNESP]
dc.contributor.authorMagalhães, Cláudio Márcio Ribeiro [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-09T16:57:00Z
dc.date.available2016-06-09T16:57:00Z
dc.date.issued2016-04-25
dc.description.abstractEste trabalho se constitui da leitura de algumas cartas, que tratam de Filosofia, Lógica e Física, presentes no polêmico livro O Verdadeiro Método de Estudar. O autor, o controverso Luís António Verney, ao publicar essa obra, acreditou na possibilidade de mudança da Educação em Portugal. Apoiado nas ideias do movimento europeu que ficou conhecido como Iluminismo, Verney elaborou um riquíssimo texto no qual faz duras críticas ao ensino ministrado pelos padres da Companhia de Jesus, naquela época em Portugal. Ao sugerir o rompimento com esse sistema de ensino, o autor procura introduzir um ensino pautado no experimentalismo, colocando a Matemática como conhecimento fundamental para o estudo da Física e simultaneamente como ferramenta social necessária para o bem da nação.pt
dc.description.abstractThis work consist at reading of some letters dealing with Philosophy, Logic and Physics presented at polemic book, The True Method of Study, authored by the controversial Luís António Verney that by publishing his work believed in the possibility of changes in education of Portugal. Supported on the ideas of European movement known as the Enlightenment Verney produced a rich text in which he harshly criticized the teaching realized by priests of Society of Jesus at that moment in Portugal. To suggest a rupture with that education system, the author tried to introduce teaching based on the experimentalism, introducing mathematics as fundamental knowledge for the physics study and simultaneously as a social tool necessary for the good of the nation.en
dc.identifier.aleph000870569
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139443
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectHistória da Matemáticapt
dc.subjectPortugalpt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectBrasilpt
dc.subjectMétodopt
dc.subjectHistory of Mathematicsen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectMethoden
dc.titleLuís António Verney: o verdadeiro método de estudar: uma contribuição para o ensino em Portugal e no Brasilpt
dc.title.alternativeLuis Antônio Verney: the true method to study: a contribution for education in Portugal and in Brazilen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaHistória da Matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
magalhaes_cmr_dr_rcla.pdf
Tamanho:
45.53 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: