Publicação: Introdução à prática fotográfica em ambiente escolar como estratégia para o ensino da arte
dc.contributor.advisor | Coutinho, Rejane Galvão [UNESP] | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Marina Turati [UNESP] | |
dc.contributor.coadvisor | Pinto, Levi Fernando Lopes Vieira [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Instituto de Artes | |
dc.date.accessioned | 2024-01-11T13:01:35Z | |
dc.date.available | 2024-01-11T13:01:35Z | |
dc.date.issued | 2023-11-29 | |
dc.description.abstract | O seguinte trabalho pauta a importância do ensino da fotografia na escola, através de sua leitura crítica e experimentação prática. Na contemporaneidade, as imagens técnicas - como são tratadas as imagens fotográficas e audiovisuais por Flusser - nos bombardeiam constantemente, nós nos tornamos analfabetos visuais. Em uma sociedade onde crianças, desde muito pequenas, têm contato com redes sociais, em que a imagem fotográfica é uma constância, vemos a necessidade de tratá-la como objeto de estudo em sala de aula e não apenas uma ferramenta de ensino. Dessa forma, partindo da minha prática enquanto arte educadora e de uma metodologia de pesquisa autoetnografica, defendo o ensino da fotografia em ambiente escolar. Visando, a partir disso, alfabetizar visualmente as crianças, além de, claro, trabalhá-la como uma porta de entrada para as artes visuais. Com isso, durante o ano de 2023, foi desenvolvido por mim um trabalho prático com crianças de 5 a 8 anos, no período contraturno da escola em que trabalho. O objetivo do projeto-pesquisa é a experiência prática, o registro e reflexão sobre a produção de dados (incluindo imagens, de minha autoria e das crianças) gerados nessa intervenção educativa. | pt |
dc.description.abstract | The following work highlights the importance of teaching photography at school, through critical reading and practical experimentation. In contemporary times, technical images - as photographic and audiovisual images are treated by Flusser - constantly bombard us, we have become visually illiterate. In a society where children, from a very young age, have contact with social networks, in which the photographic image is a constant, we see the need to treat it as an object of study in the classroom and not just a teaching tool. Thus, based on my practice as an art educator and an autoethnographic research methodology, I defend the teaching of photography in a school environment. Aiming, from this, to make children visually literate, in addition to, of course, working as a gateway to the visual arts. Therefore, during the year 2023, I developed practical work with children aged 5 to 8, during the after-school period at the school where I work. The objective of the research project is practical experience, recording and reflection on the production of data (including images, authored by me and the children) generated in this educational intervention. | en |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Marina Turati. Introdução à prática fotográfica em ambiente escolar como estratégia para o ensino da arte . Orientadora: Rejane Galvão Coutinho. Coorientador: Levi Fernando Lopes Vieira Pinto. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023. | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/252623 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Fotografia | pt |
dc.subject | Fotografia na educação | pt |
dc.subject | Alfabetização visual | pt |
dc.subject | Arte na educação | pt |
dc.title | Introdução à prática fotográfica em ambiente escolar como estratégia para o ensino da arte | pt |
dc.title.alternative | Introduction to photographic practice in a school environment as a strategy for art teaching | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | |
unesp.undergraduate | São Paulo - IA - Artes Visuais |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- rodrigues_mt_tcc_ia.pdf
- Tamanho:
- 5.15 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.43 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- rodrigues_mt_autorizacao_ia.pdf
- Tamanho:
- 63.97 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: