Publicação: Introdução à prática fotográfica em ambiente escolar como estratégia para o ensino da arte
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Coutinho, Rejane Galvão 

Coorientador
Pinto, Levi Fernando Lopes Vieira 

Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Artes Visuais
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O seguinte trabalho pauta a importância do ensino da fotografia na escola, através de sua leitura crítica e experimentação prática. Na contemporaneidade, as imagens técnicas - como são tratadas as imagens fotográficas e audiovisuais por Flusser - nos bombardeiam constantemente, nós nos tornamos analfabetos visuais. Em uma sociedade onde crianças, desde muito pequenas, têm contato com redes sociais, em que a imagem fotográfica é uma constância, vemos a necessidade de tratá-la como objeto de estudo em sala de aula e não apenas uma ferramenta de ensino. Dessa forma, partindo da minha prática enquanto arte educadora e de uma metodologia de pesquisa autoetnografica, defendo o ensino da fotografia em ambiente escolar. Visando, a partir disso, alfabetizar visualmente as crianças, além de, claro, trabalhá-la como uma porta de entrada para as artes visuais. Com isso, durante o ano de 2023, foi desenvolvido por mim um trabalho prático com crianças de 5 a 8 anos, no período contraturno da escola em que trabalho. O objetivo do projeto-pesquisa é a experiência prática, o registro e reflexão sobre a produção de dados (incluindo imagens, de minha autoria e das crianças) gerados nessa intervenção educativa.
Resumo (inglês)
The following work highlights the importance of teaching photography at school, through critical reading and practical experimentation. In contemporary times, technical images - as photographic and audiovisual images are treated by Flusser - constantly bombard us, we have become visually illiterate. In a society where children, from a very young age, have contact with social networks, in which the photographic image is a constant, we see the need to treat it as an object of study in the classroom and not just a teaching tool. Thus, based on my practice as an art educator and an autoethnographic research methodology, I defend the teaching of photography in a school environment. Aiming, from this, to make children visually literate, in addition to, of course, working as a gateway to the visual arts. Therefore, during the year 2023, I developed practical work with children aged 5 to 8, during the after-school period at the school where I work. The objective of the research project is practical experience, recording and reflection on the production of data (including images, authored by me and the children) generated in this educational intervention.
Descrição
Palavras-chave
Fotografia, Fotografia na educação, Alfabetização visual, Arte na educação
Idioma
Português
Como citar
RODRIGUES, Marina Turati. Introdução à prática fotográfica em ambiente escolar como estratégia para o ensino da arte . Orientadora: Rejane Galvão Coutinho. Coorientador: Levi Fernando Lopes Vieira Pinto. 2023. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Artes Visuais), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2023.