Pigmentos inorgânicos e espectroscopia Raman: uma proposta experimental de ensino investigativo.
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Data
Autores
Orientador
Franco, Douglas Faza 

Coorientador
Zytkuewisz, Matheus Almeida Bauer 

Pós-graduação
Curso de graduação
Araraquara - IQAR - Química
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
A relação entre a química e a arte é antiga, principalmente se observamos pelo uso dos pigmentos, que aparecem desde a pré-história, nas pinturas rupestres e, ao passar dos anos, utilizados por diversas civilizações. A química se consolidou uma aliada importante da arte, não apenas na produção de material, mas na preservação e estudo das obras. Este trabalho apresenta uma proposta de Sequência de Ensino por Investigação (SEI) aplicada à disciplina de Química Inorgânica Experimental, no ensino superior, estruturada com base na síntese e caracterização de pigmentos inorgânicos por meio da espectroscopia de espalhamento Raman, articulada ao contexto da falsificação de obras de arte. A discussão inicial aborda a perspectiva histórica da relação entre arte e a química, destacando o papel dos pigmentos na produção artística ao longo do tempo, bem como a importância das técnicas científicas na autenticação e conservação de bens culturais. Em seguida, são explorados os fundamentos da espectroscopia vibracional, com ênfase na técnica Raman e aplicação na identificação de compostos. A proposta pedagógica fundamenta-se no ensino por investigação, em que o aluno assume papel ativo na construção do conhecimento, conduzindo discussões e interpretando dados experimentais. A SEI foi segmentada em fases que envolvem a síntese de pigmentos em laboratório e a
resolução do problema, através da análise dos espectros Raman dos diferentes pigmentos, relacionado à identificação de obras falsificadas. A abordagem mostrou-se eficiente na articulação entre teoria e prática, favorecendo a compreensão dos modos vibracionais, a leitura e atribuição de espectros e a valorização do trabalho experimental como ferramenta de formação investigativa no ensino de química.
Descrição
Palavras-chave
Aprendizagem baseada em problemas, Espectroscopia Raman, Pigmentos, Ensino superior, Aprendizagem experimental
Idioma
Português

