Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Pigmentos inorgânicos e espectroscopia Raman: uma proposta experimental de ensino investigativo.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Franco, Douglas Faza

Coorientador

Zytkuewisz, Matheus Almeida Bauer

Pós-graduação

Curso de graduação

Araraquara - IQAR - Química

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A relação entre a química e a arte é antiga, principalmente se observamos pelo uso dos pigmentos, que aparecem desde a pré-história, nas pinturas rupestres e, ao passar dos anos, utilizados por diversas civilizações. A química se consolidou uma aliada importante da arte, não apenas na produção de material, mas na preservação e estudo das obras. Este trabalho apresenta uma proposta de Sequência de Ensino por Investigação (SEI) aplicada à disciplina de Química Inorgânica Experimental, no ensino superior, estruturada com base na síntese e caracterização de pigmentos inorgânicos por meio da espectroscopia de espalhamento Raman, articulada ao contexto da falsificação de obras de arte. A discussão inicial aborda a perspectiva histórica da relação entre arte e a química, destacando o papel dos pigmentos na produção artística ao longo do tempo, bem como a importância das técnicas científicas na autenticação e conservação de bens culturais. Em seguida, são explorados os fundamentos da espectroscopia vibracional, com ênfase na técnica Raman e aplicação na identificação de compostos. A proposta pedagógica fundamenta-se no ensino por investigação, em que o aluno assume papel ativo na construção do conhecimento, conduzindo discussões e interpretando dados experimentais. A SEI foi segmentada em fases que envolvem a síntese de pigmentos em laboratório e a resolução do problema, através da análise dos espectros Raman dos diferentes pigmentos, relacionado à identificação de obras falsificadas. A abordagem mostrou-se eficiente na articulação entre teoria e prática, favorecendo a compreensão dos modos vibracionais, a leitura e atribuição de espectros e a valorização do trabalho experimental como ferramenta de formação investigativa no ensino de química.

Descrição

Palavras-chave

Aprendizagem baseada em problemas, Espectroscopia Raman, Pigmentos, Ensino superior, Aprendizagem experimental

Idioma

Português

Citação

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Instituto de Química
IQAR
Campus: Araraquara


Departamentos

Cursos de graduação

Item type:Curso de graduação,
Química


Programas de pós-graduação