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A formação continuada de professores da educação especial para a educação inclusiva escolar

dc.contributor.advisorMercado, Elisangela Leal de Oliveira
dc.contributor.authorSilva, Marlene da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2025-07-23T17:52:04Z
dc.date.issued2025-06-02
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a importância da formação continuada do Professor da Educação Especial (PEE) para a efetivação da inclusão escolar. Desenvolvido em um município do interior paulista, o estudo parte da constatação de que a formação inicial dos docentes ainda é insuficiente para atender às demandas da educação inclusiva. Adotou-se uma abordagem qualitativa com apoio de dados quantitativos, estruturada em duas etapas metodológicas: a primeira consistiu em uma revisão bibliográfica e documental sobre legislação, políticas públicas e literatura científica; a segunda envolveu a aplicação de questionário semiestruturado, via Google Forms, a professores da rede municipal de ensino, com o objetivo de identificar suas práticas, dificuldades e percepções sobre os processos formativos. Além disso, aplicou-se um questionário específico para a Secretaria Municipal de Educação, com o intuito de descrever a estrutura e organização da própria rede municipal de ensino. Os resultados evidenciaram fragilidades como a ausência de critérios claros na seleção de materiais didáticos, a limitada articulação entre professores da sala comum e do AEE, e a escassez de formações práticas e contextualizadas. Como resposta a essas demandas, foi elaborado um guia de orientação pedagógica como produto educacional da pesquisa, contendo propostas e estratégias para o planejamento e o desenvolvimento de práticas inclusivas. Conclui-se que uma política estruturada, contínua e articulada de formação docente é fundamental para garantir o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência na escola regular, contribuindo significativamente para a consolidação de uma educação verdadeiramente inclusiva.pt
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the importance of continuing education for Specialized Educational Services (AEE) teachers in ensuring effective school inclusion. Conducted in a municipality in the state of São Paulo, the study starts from the premise that initial teacher training remains insufficient to meet the demands of inclusive education. A qualitative approach was adopted, supported by quantitative data, and structured in two methodological stages: the first included a bibliographic and documentary review on legislation, public policies, and academic literature; the second consisted of a semi-structured questionnaire administered via Google Forms to municipal school teachers to identify their practices, difficulties, and perceptions regarding training processes. Additionally, a specific questionnaire was directed to the Municipal Department of Education itself, aiming to describe the structure and organization of the municipal education network. The results revealed weaknesses such as the lack of clear criteria for selecting teaching materials, limited collaboration between regular classroom teachers and AEE professionals, and a shortage of practical and contextualized training. In response, a pedagogical guidance guide was developed as an educational product, offering proposals and strategies for planning and implementing inclusive practices. It is concluded that a structured, continuous, and coordinated teacher training policy is essential to ensure access, participation, and learning for students with disabilities in regular schools, significantly contributing to the consolidation of truly inclusive education.en
dc.identifier.capes33004129069P9
dc.identifier.citationSILVA, Marlene da. A formação continuada de professores da educação especial para a educação inclusiva escolar. Orientador: Elisangela Leal de Oliveira Mercado. 2025. 163 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Inclusiva) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2025.pt
dc.identifier.lattes5710539727819909
dc.identifier.orcid0009-0003-5378-7513
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/312378
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.relationhttps://hdl.handle.net/11449/312379
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectPessoas com deficiênciapt
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectPeople with disabilitiesen
dc.titleA formação continuada de professores da educação especial para a educação inclusiva escolarpt
dc.title.alternativeContinuing educational of special educational teachers for inclusive school educationalen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isAuthorOfPublicationc2504c49-d49c-4a7e-bc0a-8016b74e22ca
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryc2504c49-d49c-4a7e-bc0a-8016b74e22ca
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Inclusiva - FCTpt
unesp.knowledgeAreaEducação inclusivapt
unesp.researchAreaPráticas e processos formativos de educadores para educação inclusivapt

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