Logo do repositório
 

Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública

dc.contributor.advisorPalma Filho, João Cardoso [UNESP]
dc.contributor.authorGomes, Kanansue Massao Hara [UNESP]
dc.date.accessioned2024-04-30T14:57:08Z
dc.date.available2024-04-30T14:57:08Z
dc.date.issued2024-04-06
dc.description.abstractEsta pesquisa busca relacionar a formação continuada de professores de artes da rede pública municipal de Caieiras-SP – cidade localizada na região metropolitana da capital paulista – com a utilização de espaços “não-convencionais” no ensino da arte. Foram realizadas entrevistas com professores da rede e uma formação continuada com foco em práticas artísticas e pedagógicas baseadas nos gêneros da performance e da intervenção artística urbana. Aproximando esses gêneros artísticos do ensino da arte nas escolas públicas, avaliou-se o impacto da formação continuada com a elaboração de projetos artísticos e/ou pedagógicos voltados para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.pt
dc.description.abstractThis research looks create to make a link between the continued training of art teachers in the municipal public education of Caieiras-SP – a city located in the metropolitan region of São Paulo – with the use of “unconventional” spaces in art teaching. Interviews were carried out with teachers from the public education and continued training was carried out focusing on artistic and pedagogical practices based on the genres of performance and urban artistic intervention. Bringing these artistic genres closer to the teaching of art in public schools, the impact of continued training was evaluated with the development of artistic and/or pedagogical projects aimed at Childhood Education and Elementary Education.en
dc.description.abstractEsta investigación busca relacionar la formación continua de profesores de arte de la red pública municipal de Caieiras-SP – ciudad ubicada en la región metropolitana de la capital de São Paulo – con el uso de espacios “no-convencionales” en la enseñanza del arte. Se realizaron entrevistas a docentes de la red y capacitación continua enfocada en prácticas artísticas y pedagógicas basadas en los géneros de performance e intervención artística urbana. Acercando estos géneros artísticos a la enseñanza del arte en las escuelas públicas, se evaluó el impacto de la formación continua con el desarrollo de proyectos artísticos y/o pedagógicos centrados en la Educación Infantil y la Educación Primaria – Primera Infancia.es
dc.identifier.citationGOMES, Kanansue Massao Hara. Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/255411
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectArte - Estudo e ensinopt
dc.subjectArte na educaçãopt
dc.subjectArte - Formação de professorespt
dc.subjectPerformance (Arte)pt
dc.subjectArte - Estudio y docenciaes
dc.subjectArte en la educaciónes
dc.subjectArte - Formación docentees
dc.titleAlém da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação públicapt
dc.title.alternativeAfuera el aula: diálogos y procesos: pensando en el uso de espacios "no-convencionales" para la enseñanza del arte en la educación públicaes
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramArtes - IA 41002016026P1pt
unesp.knowledgeAreaArte e educaçãopt
unesp.researchAreaProcessos de ensino, aprendizagem e criação em artespt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gomes_kmh_me_ia
Tamanho:
7.41 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: