Publicação: Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Palma Filho, João Cardoso 

Coorientador
Pós-graduação
Artes - IA 41002016026P1
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa busca relacionar a formação continuada de professores de artes da rede pública municipal de Caieiras-SP – cidade localizada na região metropolitana da capital paulista – com a utilização de espaços “não-convencionais” no ensino da arte. Foram realizadas entrevistas com professores da rede e uma formação continuada com foco em práticas artísticas e pedagógicas baseadas nos gêneros da performance e da intervenção artística urbana. Aproximando esses gêneros artísticos do ensino da arte nas escolas públicas, avaliou-se o impacto da formação continuada com a elaboração de projetos artísticos e/ou pedagógicos voltados para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
Resumo (inglês)
This research looks create to make a link between the continued training of art teachers in the municipal public education of Caieiras-SP – a city located in the metropolitan region of São Paulo – with the use of “unconventional” spaces in art teaching. Interviews were carried out with teachers from the public education and continued training was carried out focusing on artistic and pedagogical practices based on the genres of performance and urban artistic intervention. Bringing these artistic genres closer to the teaching of art in public schools, the impact of continued training was evaluated with the development of artistic and/or pedagogical projects aimed at Childhood Education and Elementary Education.
Resumo (espanhol)
Esta investigación busca relacionar la formación continua de profesores de arte de la red pública municipal de Caieiras-SP – ciudad ubicada en la región metropolitana de la capital de São Paulo – con el uso de espacios “no-convencionales” en la enseñanza del arte. Se realizaron entrevistas a docentes de la red y capacitación continua enfocada en prácticas artísticas y pedagógicas basadas en los géneros de performance e intervención artística urbana. Acercando estos géneros artísticos a la enseñanza del arte en las escuelas públicas, se evaluó el impacto de la formación continua con el desarrollo de proyectos artísticos y/o pedagógicos centrados en la Educación Infantil y la Educación Primaria – Primera Infancia.
Descrição
Palavras-chave
Arte - Estudo e ensino, Arte na educação, Arte - Formação de professores, Performance (Arte), Arte - Estudio y docencia, Arte en la educación, Arte - Formación docente
Idioma
Português
Como citar
GOMES, Kanansue Massao Hara. Além da sala de aula: diálogos e processos: pensando a utilização de
espaços "não-convencionais" para o ensino de arte na educação pública. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes, São Paulo, 2024.