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Publicação:
Conteúdos estruturantes de um programa de estimulação essencial: investigação em uma APAE paranaense

dc.contributor.authorSchadeck, Karolina Siebert Sapelli
dc.contributor.authorOliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:31Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:31Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the structural content of an essential stimulation program at one APAE from Parana State. his institution has been working for 43 years and it has 420 students enrolled. It was a documentary analysis of the pedagogical project of this institution, whose collection started after the approval of a local ethics committee, held with a previously developed protocol for this purpose. After the content analysis, it was possible to establish three categories related to this program operation, the conception of development present in it and place illed by language and by inclusion. he results indicated that, in order to be enrolled, children must present prenatal, neonatal and postnatal antecedents that entail problems of intellectual, motor, sensorial and language nature. he program is considered as a stage in early childhood education, but the language is not a structural content of this phase. It is a subarea of the development to be crafted with interventions directed to motor aspects of speech, breathing and communication. Finally, the concept of child development is complemented with other areas, also disjointed: sensory-perceptive; self-care; motor and social-emotional. We conclude that, although it is presented as an educational stage, in the essential stimulation of the analyzed institution, a clinical-specialized character predominates, consistent with the conceptions of development present in the document, but not with advances in relation to the concept of human development in the context of Inclusive Education and diversity.en
dc.description.abstractEste estudo objetivou investigar os conteúdos estruturantes de um programa de estimulação essencial de uma APAE do Estado do Paraná. Esta instituição funciona há 43 anos e possui 420 alunos matriculados. Tratou-se de uma análise documental do projeto pedagógico desta instituição, cuja coleta teve início após a aprovação de um comitê de ética local, sendo efetuada com um protocolo previamente elaborado para este im. Após a análise de conteúdo, foi possível estabelecer três categorias temáticas relacionadas ao funcionamento deste programa, concepção de desenvolvimento presente nele e lugar ocupado pela linguagem e pela inclusão. Os resultados indicaram que para serem matriculadas, as crianças devem apresentar antecedentes pré- natais, neonatais e pós-natais que acarretem problemas de naturezas intelectual, motora, sensorial e de linguagem. O programa é considerado como uma etapa da educação infantil, mas a linguagem não é um conteúdo estruturante dessa etapa, ou seja, trata-se de uma subárea do desenvolvimento a ser trabalhada com intervenções voltadas aos aspectos motores da fala, respiração e comunicação. Por im, a concepção de desenvolvimento infantil é complementada com as demais áreas, também desarticuladas: sensório-perceptiva; autocuidado; motora e socioemocional. Concluímos que embora seja apresentada como uma etapa escolar, na estimulação essencial da instituição analisada predomina um caráter clínico-especializado, coerente com as concepções de desenvolvimento presentes no documento, mas não com os avanços em relação à concepção de formação humana no contexto da Educação Inclusiva e da diversidade.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marília, Rua Hygino Muzzy Filho n 737, Mirante, CEP 17525000, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespDepartamento de Educação Especial da Faculdade de Filosoia e Ciências(FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Marília, SP
dc.format.extent53-64
dc.identifierhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/dialogoseperspectivas/article/view/4035
dc.identifier.citationRevista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, v. 1, n. 1, p. 53-64, 2014.
dc.identifier.fileISSN2358-8845-2014-01-01-53-64.pdf
dc.identifier.issn2358-8845
dc.identifier.lattes8137271342793052
dc.identifier.orcid0000-0002-0156-3804
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114831
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjecteducação especialpt
dc.subjectEstimulação essencialpt
dc.subjectlinguagempt
dc.titleConteúdos estruturantes de um programa de estimulação essencial: investigação em uma APAE paranaensept
dc.title.alternativeStructural content of an essential/early stimulation program: research on an APAE from Paranaen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes8137271342793052
unesp.author.orcid0000-0002-0156-3804[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentEducação Especial - FFCpt

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