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Tecnologia e inovação: análises e propostas para a matriz curricular dos anos iniciais da rede estadual paulista

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Orientador

Tezani, Thaís Cristina Rodrigues

Coorientador

Pós-graduação

Docência para Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A presente dissertação tem como foco o ensino de “Tecnologia e Inovação” nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma perspectiva que priorizou a contextualização e a intencionalidade pedagógica. Parte-se da compreensão de que a inserção da tecnologia no ambiente escolar vai além do uso meramente instrumental de ferramentas digitais. Seu ensino demanda práticas que favoreçam o desenvolvimento de competências e habilidades específicas, estimulem o pensamento crítico e incentivem a criatividade dos estudantes frente à resolução de problemas. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo geral construir, aplicar e avaliar um material didático interdisciplinar voltado ao ensino da tecnologia, embasado nas metodologias ativas. Para isso, estabeleceu-se um percurso que envolveu quatro objetivos específicos: analisar a implementação da disciplina de “Tecnologia e Inovação” na Matriz Curricular dos anos iniciais da rede Estadual Paulista; avaliar a efetividade dessa implementação no contexto educacional; identificar os desafios e potencialidades na aplicação dos pressupostos que embasam o trabalho com a tecnologia; e desenvolver um Website para acesso e divulgação do material didático, seus resultados e validação. A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa e o delineamento metodológico seguiu os pressupostos apontados pela pesquisa participativa ao se relacionar com a identificação do problema, participação ativa e elaboração de uma intervenção pontual que alterou o contexto de aprendizagem dos estudantes. Contou com a participação de 25 estudantes do 5o ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e com 04 professores que atuavam com este ano/série no desenvolvimento deste componente curricular. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários, diário de bordo, registros em fotos e vídeos. A análise dos dados ocorreu de acordo com a análise de conteúdo, permitindo a compreensão aprofundada das práticas, percepções e experiências dos participantes. O material didático desenvolvido propôs atividades que promovem o uso consciente, intencional e produtivo de recursos tecnológicos, integrando-os ao cotidiano da sala de aula de forma significativa. Nesse processo, o estudante foi colocado no centro da aprendizagem, sendo incentivado a atuar como protagonista, participando ativamente da construção do conhecimento por meio de experiências práticas e contextualizadas. Os resultados indicam que a proposta didática se mostrou um instrumento relevante para o ensino de tecnologia como área de conhecimento, e não apenas como recurso de apoio. Os estudantes envolveram-se ativamente, refletiram sobre o uso da tecnologia em diferentes contextos e desenvolveram habilidades essenciais para uma atuação crítica, responsável e consciente na sociedade contemporânea. Conclui-se, assim, que tanto o material elaborado quanto a abordagem adotada contribuíram para qualificar o ensino da tecnologia nos anos iniciais, promovendo uma aprendizagem mais significativa, crítica e coerente com as necessidades formativas dos estudantes e com os desafios atuais da Educação Básica.

Resumo (inglês)

This dissertation focuses on the teaching of "Technology and Innovation" in the early years of elementary school, from a perspective that prioritizes contextualization and pedagogical intentionality. Its introduction into the school environment goes beyond the merely instrumental use of digital tools. Its teaching requires practices that foster the development of specific competencies and skills, stimulate critical thinking, and foster students' creativity in problem-solving. Therefore, the overall objective of this research was to develop, implement, and evaluate interdisciplinary teaching materials focused on teaching technology, based on active methodologies. To this end, a process was established involving four specific objectives: analyzing the implementation of the "Technology and Innovation" course in the early years curriculum of the São Paulo State School System; evaluating the effectiveness of this implementation in the educational context; identifying the challenges and potentialities in applying the assumptions that underlie work with technology; and developing a website for accessing and disseminating the teaching materials, their results, and validation. The research presents a qualitative approach, and the methodological design followed the assumptions pointed out by participatory research when relating to the identification of the problem, active participation and elaboration of a specific intervention that changed the learning context of the students. It was developed with 25 students of the 5th grade of Elementary School - Initial Years and with 04 teachers who worked with this year/grade in the development of this curricular component. As a data collection instrument, questionnaires, logbooks, photos and videos were used. Data analysis was performed according to content analysis, allowing for an in-depth understanding of the participants’ practices, perceptions, and experiences. The teaching material developed proposed activities that promote the conscious, intentional, and productive use of technological resources, integrating them into the classroom routine in a meaningful way. In this process, the student is placed at the center of learning, being encouraged to act as protagonists, actively participating in the construction of knowledge through practical and contextualized experiences. The results indicate that the teaching proposal proved to be a relevant instrument for teaching technology as an area of knowledge, and not just as a support resource. The students were actively involved, reflected on the use of technology in different contexts, and developed essential skills for critical, responsible, and conscious action in contemporary society. It is therefore concluded that both the material developed and the approach adopted contributed to qualifying the teaching of technology in the initial years, promoting more significant, critical and coherent learning with the formative needs of students and with the current challenges of basic education.

Descrição

Palavras-chave

Tecnologia digital da informação e comunicação (TDIC), Letramento digital, Pensamento computacional, Technology, Curriculum, Active methodologies

Idioma

Português

Citação

CASTRO, Vanessa Cruz de. Tecnologia e inovação: análises e propostas para a matriz curricular dos anos iniciais da rede estadual paulista. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

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