Logotipo do repositório
 

Publicação:
Memória lúdica de infância de educadores que atuam em contextos rurais no município de Araraquara-SP: referências para formação e ação docente

dc.contributor.advisorSilva, Marilda da [UNESP]
dc.contributor.authorAlves, Claudia Ximenez [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:30Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:30Z
dc.date.issued2013-03-27
dc.description.abstractO presente estudo reconstituiu e caracterizou a memória de educadores junto a crianças entre 4 e 6 anos de idade, em escolas do campo, buscando articulações possíveis entre suas experiências lúdicas infantis e ações docentes. Quanto à perspectiva teórico-metodológica adotada, optou-se pelas contribuições de estudos, tais como os de Gastón Pineau, Antônio Nóvoa, Pierre Dominicé, Franco Ferrarotti, Marie-Christine Josso, Delory-Monberger, Belmira Bueno, Denice Catani, Maria Helena Abrahão, entre outros, que exaltam a potencialidade e a propriedade que o método autobiográfico traz para pesquisas que tomam a memória e a narrativa autobiográfica como objeto de conhecimento e fonte de formação. Suas proposições articulam conhecimento, narração, experiência e memória e permitiram a este estudo a reflexão sobre o processo de formação e de prática docente requeridos. A partir desta perspectiva, a coleta de dados empírica foi feita por meio de depoimentos orais de sete educadoras que atuam em três escolas do campo do município de Araraquara-SP. O processo de análise dos dados buscou sustentação na teoria da Analise de Conteúdo, de Lawrence Bardin (1977). A aproximação ao pensamento de Walter Benjamin permitiu a valorização do brincar e seu potencial, entendido como experiência social, cultural e histórica, uma vez que dedicou parte de seus investimentos à relação entre brincar na infância e memória, conferindo expressividade à história, à experiência e à narrativa, em seus impasses e contrastes. Como resultado, as narrativas dos educadores valorizaram o brincar na infância enquanto fase de experiências significativas da vida e constitutivas de suas infâncias. Retrataram em suas memórias as referências de uma sociedade rural e urbana que reconhecia a brincadeira tradicional e popular...pt
dc.description.abstractThis study reconstructed and characterized the memory of educators together with children between 4 and 6 years old, in country schools seeking possible links between their playful child experiences and teaching actions. As for the theoretical and methodological perspective adopted, the studies of Gaston Pineau, Antônio Nóvoa, Pierre Dominicé Franco Ferrarotti, Marie-Christine Josso, Delory-Monberger, Belmira Bueno, Denice Catani, Maria Helena Abrahão, among others, were used as reference. These studies expose the potentiality and property that the autobiographical method brings to researches which takes memory and autobiographical narrative as objects of knowledge and information source. Their statements articulate knowledge, narration, experience and memory allowing this study to reflect on the process of required training and teaching practices. From this perspective, the empirical data collection was done through oral testimony of seven educators who work in three country schools in Araraquara - SP. The process of data analysis was supported by the theory of Content Analysis, Lawrence Bardin. The similarity to Walter Benjamin’s though allowed the appreciation of playing and its potential, understood as a social, cultural and historical experience, once he dedicated part of their investments to the relation between playing during childhood and memory, giving expression to history, experience and narrative in its difficulties and contrasts. As a result, the educators’ narratives valued the act of playing during childhood as significant experiences of life and part of their childhood formation. Their memories show references of a rural and urban society that recognized the traditional and popular games as a contemporary social activity which also coexisted with the presence of electronic and industrialized toys. Both the toys and the kinds of toys mentioned... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent325 f. : il., fots.
dc.identifier.aleph000719337
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationALVES, Claudia Ximenez. Memória lúdica de infância de educadores que atuam em contextos rurais no município de Araraquara-SP: referências para formação e ação docente. 2013. 325 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2013.
dc.identifier.filealves_cx_dr_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes0432607332289452
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101553
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectProfessorespt
dc.subjectInfânciapt
dc.subjectChildhoodpt
dc.titleMemória lúdica de infância de educadores que atuam em contextos rurais no município de Araraquara-SP: referências para formação e ação docentept
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.author.lattes0432607332289452
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaFormação de professores, trabalho docente e práticas pedagógicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
alves_cx_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
1.43 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format