Publicação: Intervenções para a redução da sífilis congênita: revisão integrativa
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Data
2024-11-01
Autores
Orientador
Andrade, Juliane ![](assets/repositorio/images/logo-unesp.png)
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Coorientador
Ravagnani, Juliana Sanches
Pós-graduação
Curso de graduação
Botucatu - FMB - Enfermagem
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Introdução: A sífilis, causada pela bactéria Treponema pallidum, é uma infecção sexualmente transmissível curável, porém de caráter crônico na ausência do tratamento adequado. Pode ser transmitida verticalmente durante a gestação, resultando na sífilis congênita (SC), associada a graves consequências, como prematuridade, abortos e óbitos fetais. Na última década, foi registrado um aumento substancial no número de casos de sífilis e SC. A Organização Mundial da Saúde estabeleceu metas para 2030, visando a eliminação da SC. Objetivo: Identificar as intervenções realizadas no pré-natal para redução da Sífilis Congênita. Método: Revisão integrativa, cuja busca foi realizada no dia 18 de agosto de 2024, nas bases de dados LILACS, EMBASE, PubMed, Web of Science e Scopus, sem delimitação de período, utilizando estratégia PICO e as palavras-chave “Sífilis Congênita” e “Pré-natal”. Utilizou-se as ferramentas Endnote como gerenciador de referências e Rayyan para leitura de títulos e resumos, com revisão por pares. Resultados: Foram incluídos sete artigos, publicados entre 2003 e 2024, nos idiomas inglês e português, desenvolvidos no Brasil, China e Reino Unido, com intervenções relacionadas a efetividade de campanhas de eliminação da SC, sistema de encaminhamento eletrônico, nomograma de risco individualizado, plataforma de monitoramento de casos, lacunas dos profissionais em relação a sífilis e capacitação, demonstrando potencial impacto ao enfrentamento da SC. Conclusão: As intervenções
analisadas envolvem o fortalecimento dos sistemas de saúde, formação e qualificação dos profissionais, além de estratégias que ampliem o acesso ao diagnóstico e o uso de novas tecnologias.
Resumo (inglês)
Introduction: Syphilis, caused by the bacterium Treponema pallidum, is a curable sexually transmitted infection, but chronic in the absence of proper treatment. It can be transmitted vertically during pregnancy, resulting in congenital syphilis (CS), associated with serious consequences, such as prematurity, abortions and fetal deaths. In the last decade, there has been a substantial increase in the number of cases of syphilis and SC. The World Health Organization has set goals for 2030, aiming to eliminate SC. Objectives: Analyze the interventions performed in prenatal care to reduce Congenital Syphilis. Method: Integrative review, whose search was carried out on August 18, 2024, in the LILACS, EMBASE, PubMed, Web of Science and Scopus databases, without period delimitation, using the PICO strategy and the keywords "Congenital Syphilis" and "Prenatal". The Endnote tools were used as a reference manager and Rayyan for reading titles and summaries, with peer review. Results: Seven articles were included, published between 2003 and 2024, in English and Portuguese, developed in Brazil, China and the United Kingdom, with interventions related to the effectiveness of CS elimination campaigns, electronic referral system, individualized risk nomogram, case monitoring platform, professional gaps in relation to syphilis and training, demonstrating potential impact on confronting CS. Conclusion: The analyzed interventions involve the strengthening of health networks, the training and qualification of professionals, as well as strategies that expand access to diagnosis and the use of new technologies.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
FABIANO, Thais Vieira. Intervenções para a redução da sífilis congênita: revisão integrativa. Orientador: Juliane Andrade. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) – Faculdade de Medicina, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, 2024.