Publicação: Estado laico e Educação: a presença da religiosidade na sala de aula
Carregando...
Data
2024-12-09
Autores
Orientador
Machado, Vitor 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal analisar a presença de práticas e elementos religiosos nas escolas públicas pertencentes à rede estadual paulista, especificamente do município de Bauru-SP. Além disso, pretende-se examinar também as propostas curriculares que constam na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Brasil, 2018) e no Currículo Paulista (São Paulo, 2019). A proposta do tema nasceu durante a realização das atividades de estágios supervisionados durante a graduação em Pedagogia, que trouxeram momentos em que a presença religiosa estava evidente nas escolas, e de uma forma totalmente parcial, o que é controverso visto que a escola, assim como o Estado, devem ser laicos. Sendo assim, a pesquisa buscou compreender o porquê de haver essa inserção no cotidiano escolar , quais são as religiões predominantes nos ambientes escolares e quais são os planejamentos para a disciplina de Ensino Religioso. Para entender mais essas questões, foram feitas doze entrevistas com quatro gestores e oito professoras, a fim de observar o comportamento destes em relação às práticas religiosas e elementos religiosos que ocorrem na escola. Nessas entrevistas foi observado que a maioria dos entrevistados praticam e usufruem de elementos religiosos, de maioria cristã, dentro da escola, como por exemplo, orações ditas como universais pois acreditam que não há religião em orações como Pai Nosso, e a presença de elementos religiosos como a bíblia, imagens de santos, decorações com orações ou salmos inscritos. E também há contradições nas falas deles em diversos momentos da pesquisa, especialmente entre os pesquisados pertencentes à mesma escola, como por exemplo, ao serem questionados sobre a presença de práticas religiosas na escola, alguns responderam que não percebiam essa questão, porém, outros entrevistados da mesma escola apontavam que havia, sim, práticas religiosas na escola. Em conclusão, a ideia de trabalhar essa temática ocorre por conta de que religiões não-cristãs não são bem-vindas nas salas de aulas e no ambiente escolar em geral, sendo utilizados argumentos diferentes e contrários para a ocorrência de práticas religiosas cristãs e práticas religiosas não-cristãs. Portanto, urge a necessidade de estabelecer, incentivar e oferecer formações contínuas de todo o corpo docente escolar sobre a temática uma vez que na pesquisa realizada foi apontado que a existência de leis não impede a prática religiosa cristã dentro das escolas.
Resumo (inglês)
The main objective of this Undergraduate Thesis is to analyse the presence of religious practices and elements in public schools belonging to the São Paulo state network, specifically in the city of Bauru-SP. Furthermore, it is also intended to examine the curricular proposals contained in the National Common Curricular Base (BNCC) (Brasil, 2018) and the Currículo Paulista (São Paulo, 2019). The proposal for the theme was born during supervised internship activities during the Pedagogy degree, which brought moments in which the religious presence was evident in schools, and in a totally partial way, which is controversial since the school, as well as the State, must be secular. Therefore, the research sought to understand why there is this inclusion in everyday school life, what are the predominant religions in school environments and what are the plans for the Religious Education discipline. To better understand these issues, twelve interviews were carried out with four managers and eight teachers, in order to observe their behavior in relation to religious practices and religious elements that occur at the school. In these interviews it was observed that most of the interviewees practice and enjoy religious elements, mostly Christian, within the school, such as prayers considered universal as they believe that there is no religion in prayers such as Our Father, and the presence of religious elements such as the Bible, images of saints, decorations with prayers or inscribed psalms. And there are also contradictions in their statements at different moments of the research, especially among those researched belonging to the same school, for example, when asked about the presence of religious practices at school, some responded that they did not understand this issue, however, other interviewees from the same school pointed out that there were, indeed, religious practices at school. In conclusion, the idea of working on this theme occurs because non-Christian religions are not welcome in classrooms and in the school environment in general, with different and opposing arguments being used for the occurrence of Christian religious practices and religious practices non-Christians. Therefore, there is an urgent need to establish, encourage and offer continuous training for the entire school teaching staff on the subject, since the research carried out showed that the existence of laws does not prevent Christian religious practice within schools.
Descrição
Idioma
Português
Como citar
DOMINGOS, Marília Rodrigues. Estado laico e Educação: a presença da religiosidade na sala de aula, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.