Logotipo do repositório
 

Publicação:
O processo colaborativo como prática pedagógica no ensino formal: o coletivo e o individual

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Ramirez, José Manuel Lázaro de Ortecho

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Arte - Teatro - IA

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (inglês)

This work aims to study the use of collaborative process, a common form of creative workflow in contemporary theatre groups, within the teaching of the Arts in Brazil. To do so, it analyses three reports of pedagogical experiences that applied these practices as a basis for school work. Since collaborative processes contribute to the formation of collective, non-hierarchical spaces, this research also intends to demonstrate that these pedagogical practices can be a way of forming citizens more concerned with their social context than with their own individuality, as they also favour the building of high self-esteem and the proposition of reflexions upon their own choices.

Resumo (português)

Este trabalho busca estudar o aproveitamento do processo colaborativo, utilizado como modo de criação em grupos de teatro contemporâneos, dentro do ensino de Artes no Brasil. Para isso, analisa três relatos de experiências pedagógicas que utilizaram estes modos como base de suas práticas dentro do contexto escolar. Além disso, por contribuir para a formação de um coletivo e proporcionar um espaço onde as hierarquias são flutuantes, esta pesquisa pretende demonstrar que essa prática pedagógica pode ser uma ferramenta para a formação de cidadãos mais preocupados com os problemas sociais e menos centrados em suas individualidades, ao mesmo tempo que engrandece as suas autoestimas e reflexões sobre as suas escolhas.

Descrição

Palavras-chave

Teatro e sociedade, Teatro - Estudo e ensino, Ensino - Metodologia, Ensino reflexivo, Teaching - Methodology

Idioma

Português

Como citar

RIBEIRO, Laís Yumi Kauchi. O processo colaborativo como prática pedagógica no ensino formal: o coletivo e o individual. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Arte - Teatro), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação