Publicação: O processo colaborativo como prática pedagógica no ensino formal: o coletivo e o individual
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Ramirez, José Manuel Lázaro de Ortecho 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Arte - Teatro - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This work aims to study the use of collaborative process, a common form of creative workflow in contemporary theatre groups, within the teaching of the Arts in Brazil. To do so, it analyses three reports of pedagogical experiences that applied these practices as a basis for school work. Since collaborative processes contribute to the formation of collective, non-hierarchical spaces, this research also intends to demonstrate that these pedagogical practices can be a way of forming citizens more concerned with their social context than with their own individuality, as they also favour the building of high self-esteem and the proposition of reflexions upon their own choices.
Resumo (português)
Este trabalho busca estudar o aproveitamento do processo colaborativo, utilizado como modo de criação em grupos de teatro contemporâneos, dentro do ensino de Artes no Brasil. Para isso, analisa três relatos de experiências pedagógicas que utilizaram estes modos como base de suas práticas dentro do contexto escolar. Além disso, por contribuir para a formação de um coletivo e proporcionar um espaço onde as hierarquias são flutuantes, esta pesquisa pretende demonstrar que essa prática pedagógica pode ser uma ferramenta para a formação de cidadãos mais preocupados com os problemas sociais e menos centrados em suas individualidades, ao mesmo tempo que engrandece as suas autoestimas e reflexões sobre as suas escolhas.
Descrição
Palavras-chave
Teatro e sociedade, Teatro - Estudo e ensino, Ensino - Metodologia, Ensino reflexivo, Teaching - Methodology
Idioma
Português
Como citar
RIBEIRO, Laís Yumi Kauchi. O processo colaborativo como prática pedagógica no ensino formal: o coletivo e o individual. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Arte - Teatro), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.