Logotipo do repositório
 

Publicação:
O processo colaborativo como prática pedagógica no ensino formal: o coletivo e o individual

dc.contributor.advisorRamirez, José Manuel Lázaro de Ortecho [UNESP]
dc.contributor.authorRibeiro, Laís Yumi Kauchi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:54:52Z
dc.date.available2021-03-10T12:54:52Z
dc.date.issued2017-11-24
dc.description.abstractThis work aims to study the use of collaborative process, a common form of creative workflow in contemporary theatre groups, within the teaching of the Arts in Brazil. To do so, it analyses three reports of pedagogical experiences that applied these practices as a basis for school work. Since collaborative processes contribute to the formation of collective, non-hierarchical spaces, this research also intends to demonstrate that these pedagogical practices can be a way of forming citizens more concerned with their social context than with their own individuality, as they also favour the building of high self-esteem and the proposition of reflexions upon their own choices.en
dc.description.abstractEste trabalho busca estudar o aproveitamento do processo colaborativo, utilizado como modo de criação em grupos de teatro contemporâneos, dentro do ensino de Artes no Brasil. Para isso, analisa três relatos de experiências pedagógicas que utilizaram estes modos como base de suas práticas dentro do contexto escolar. Além disso, por contribuir para a formação de um coletivo e proporcionar um espaço onde as hierarquias são flutuantes, esta pesquisa pretende demonstrar que essa prática pedagógica pode ser uma ferramenta para a formação de cidadãos mais preocupados com os problemas sociais e menos centrados em suas individualidades, ao mesmo tempo que engrandece as suas autoestimas e reflexões sobre as suas escolhas.pt
dc.format.extent[46] f.
dc.identifier.aleph990009078100206341
dc.identifier.citationRIBEIRO, Laís Yumi Kauchi. O processo colaborativo como prática pedagógica no ensino formal: o coletivo e o individual. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Arte - Teatro), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-09-28/000907810.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/202923
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectTeatro e sociedadept
dc.subjectTeatro - Estudo e ensinopt
dc.subjectEnsino - Metodologiapt
dc.subjectEnsino reflexivopt
dc.subjectTeaching - Methodologypt
dc.titleO processo colaborativo como prática pedagógica no ensino formal: o coletivo e o individualpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.undergraduateArte - Teatro - IApt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000907810.pdf
Tamanho:
255.63 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format