Publicação: O processo colaborativo como prática pedagógica no ensino formal: o coletivo e o individual
dc.contributor.advisor | Ramirez, José Manuel Lázaro de Ortecho [UNESP] | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Laís Yumi Kauchi [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T12:54:52Z | |
dc.date.available | 2021-03-10T12:54:52Z | |
dc.date.issued | 2017-11-24 | |
dc.description.abstract | This work aims to study the use of collaborative process, a common form of creative workflow in contemporary theatre groups, within the teaching of the Arts in Brazil. To do so, it analyses three reports of pedagogical experiences that applied these practices as a basis for school work. Since collaborative processes contribute to the formation of collective, non-hierarchical spaces, this research also intends to demonstrate that these pedagogical practices can be a way of forming citizens more concerned with their social context than with their own individuality, as they also favour the building of high self-esteem and the proposition of reflexions upon their own choices. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho busca estudar o aproveitamento do processo colaborativo, utilizado como modo de criação em grupos de teatro contemporâneos, dentro do ensino de Artes no Brasil. Para isso, analisa três relatos de experiências pedagógicas que utilizaram estes modos como base de suas práticas dentro do contexto escolar. Além disso, por contribuir para a formação de um coletivo e proporcionar um espaço onde as hierarquias são flutuantes, esta pesquisa pretende demonstrar que essa prática pedagógica pode ser uma ferramenta para a formação de cidadãos mais preocupados com os problemas sociais e menos centrados em suas individualidades, ao mesmo tempo que engrandece as suas autoestimas e reflexões sobre as suas escolhas. | pt |
dc.format.extent | [46] f. | |
dc.identifier.aleph | 990009078100206341 | |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Laís Yumi Kauchi. O processo colaborativo como prática pedagógica no ensino formal: o coletivo e o individual. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura - Arte - Teatro), Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2017. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-09-28/000907810.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/202923 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Alma | |
dc.subject | Teatro e sociedade | pt |
dc.subject | Teatro - Estudo e ensino | pt |
dc.subject | Ensino - Metodologia | pt |
dc.subject | Ensino reflexivo | pt |
dc.subject | Teaching - Methodology | pt |
dc.title | O processo colaborativo como prática pedagógica no ensino formal: o coletivo e o individual | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.undergraduate | Arte - Teatro - IA | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1