Publicação: A importância da alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Sarti, Flávia Medeiros 

González, Abel Gustavo Garay
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IB
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O presente trabalho objetiva analisar, através de uma pesquisa bibliográfica, a importância da Alfabetização Científica para o pleno desenvolvimento humano e social dos sujeitos presentes na Educação de Jovens e Adultos. O levantamento bibliográfico se deu pela busca por periódicos nas plataformas CAPES e SciELO, bem como por livros físicos na biblioteca da UNESP de Rio Claro. A análise dos dados obtidos ocorreu por meio de uma análise qualitativa. Em suma, verificou-se o caráter benéfico da Alfabetização Científica quando empregada na EJA, visto que tal prática se mostra em completo acordo com o desenvolvimento de uma compreensão crítico-reflexiva das transformações sociais e científicas presentes em nossa sociedade. Através dela, o sujeito se apropria de conhecimentos, técnicas e ferramentas que o fazem compreender a realidade a partir de uma ótica transformadora, para que a partir da relação dialética entre si e o seu meio, ocorra o processo de humanização.
Resumo (inglês)
The present work aims to analyze, through a bibliographical research, the importance
of Scientific Literacy for the full human and social development of the subjects
present in Youth and Adult Education. The bibliographic survey was carried out by
searching for journals on the CAPES and SciELO platforms, as well as physical
books in the UNESP library in Rio Claro. The analysis of the data obtained occurred
through a qualitative analysis. In short, the beneficial character of Scientific Literacy
was verified when used in EJA, since such practice is in complete agreement with
the development of a critical-reflexive understanding of the social and scientific
transformations present in our society. Through it, the subject appropriates
knowledge, techniques and tools that make him understand reality from a
transforming perspective, so that from the dialectical relationship between himself
and his environment, the humanization process occurs.
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização de adultos, Educação de adultos, Educação popular, Pedagogia crítica, Adult literacy, Adult education, Popular education, Critical pedagogy
Idioma
Português