Logotipo do repositório
 

Publicação:
A importância da alfabetização científica na Educação de Jovens e Adultos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Sarti, Flávia Medeiros
González, Abel Gustavo Garay

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IB

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho objetiva analisar, através de uma pesquisa bibliográfica, a importância da Alfabetização Científica para o pleno desenvolvimento humano e social dos sujeitos presentes na Educação de Jovens e Adultos. O levantamento bibliográfico se deu pela busca por periódicos nas plataformas CAPES e SciELO, bem como por livros físicos na biblioteca da UNESP de Rio Claro. A análise dos dados obtidos ocorreu por meio de uma análise qualitativa. Em suma, verificou-se o caráter benéfico da Alfabetização Científica quando empregada na EJA, visto que tal prática se mostra em completo acordo com o desenvolvimento de uma compreensão crítico-reflexiva das transformações sociais e científicas presentes em nossa sociedade. Através dela, o sujeito se apropria de conhecimentos, técnicas e ferramentas que o fazem compreender a realidade a partir de uma ótica transformadora, para que a partir da relação dialética entre si e o seu meio, ocorra o processo de humanização.

Resumo (inglês)

The present work aims to analyze, through a bibliographical research, the importance of Scientific Literacy for the full human and social development of the subjects present in Youth and Adult Education. The bibliographic survey was carried out by searching for journals on the CAPES and SciELO platforms, as well as physical books in the UNESP library in Rio Claro. The analysis of the data obtained occurred through a qualitative analysis. In short, the beneficial character of Scientific Literacy was verified when used in EJA, since such practice is in complete agreement with the development of a critical-reflexive understanding of the social and scientific transformations present in our society. Through it, the subject appropriates knowledge, techniques and tools that make him understand reality from a transforming perspective, so that from the dialectical relationship between himself and his environment, the humanization process occurs.

Descrição

Palavras-chave

Alfabetização de adultos, Educação de adultos, Educação popular, Pedagogia crítica, Adult literacy, Adult education, Popular education, Critical pedagogy

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação