Logotipo do repositório
 

Publicação:
As questões que abordam Estatística nos vestibulinhos dos colégios técnicos das universidades estaduais de São Paulo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Souza, Antonio Carlos de

Coorientador

Pós-graduação

Educação Matemática - IGCE 33004137031P7

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa investigou questões que abordam a Estatística presentes em provas de processos seletivos, conhecidos por vestibulinhos, para ingresso em colégios técnicos vinculados às universidades estaduais de São Paulo, norteada pelo questionamento: “Como é abordada a Estatística em questões dos vestibulinhos dos colégios técnicos das universidades estaduais de São Paulo?”. Com base nos autores lidos, podemos dizer que a Estatística é a ciência do significado e uso dos dados, que objetiva desenvolver procedimentos para coletar, organizar e analisar dados, perpassando por diversos ramos da atividade humana e que o conhecimento estatístico é essencial para uma atuação mais assertiva das pessoas no exercício da cidadania. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, documental e de análise baseada em níveis de leitura de gráficos, tabelas e médias, explicitando compreensões que se revelam esclarecedoras, mas jamais como verdades únicas ou objetivamente dadas e passíveis de serem conhecidas por um sujeito delas separado. A riqueza de informações que podemos resgatar dos documentos justifica o uso da pesquisa documental em várias áreas, devendo ser apreciado e valorizado. Buscamos entre todas as questões das edições de 2011 a 2020 (provas realizadas em 2010 a 2019) as que abordam Estatística nos colégios técnicos das universidades estaduais de São Paulo: os Colégios Técnicos de Guaratinguetá, Bauru e Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista – UNESP, o Colégio Técnico de Lorena da Universidade de São Paulo – USP, os Colégios Técnicos de Campinas e Limeira da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Ao todo, foram encontradas cinquenta e duas questões e para o processo de análise dessas, consideramos a abordagem analítica de níveis distintos de leitura e compreensão de gráficos, tabelas e médias. No trabalho é apresentado a relevância do tema, a trajetória da autora, a fundamentação teórica da área de Estatística e da metodologia, os colégios citados, como funciona o processo seletivo para ingresso neles, bem como a exposição das questões obtidas, análise e considerações. Concluímos que a Estatística é abordada em questões dos vestibulinhos dos colégios técnicos das universidades estaduais de São Paulo através de diversas áreas, temas e assuntos, de maneira interdisciplinar, por meio, principalmente, dos níveis 2 e 3 de leitura e compreensão dos conceitos de gráficos, mapas, tabelas e médias, que exigem interpretação entre e além dos dados, de modo sequencial e intensivo, questões uniestruturais e multiestruturais.

Resumo (inglês)

This research investigated questions that address Statistics present in selection process tests, known as vestibulinhos, for admission to technical schools linked to the state universities of São Paulo, guided by the question: “How is Statistics approached in issues of technical schools entrance exams of the state universities of São Paulo?” Based on the authors read, we can say that Statistics is the science of the meaning and use of data, which aims to develop procedures to collect, organize and analyze data, covering different branches of human activity and that statistical knowledge is essential for effective performance of people in the exercise of citizenship. This is qualitative, documentary and analytical research based on reading levels of graphs, tables and averages, explaining understandings that prove to be enlightening, but never as unique or objectively given truths that can be known by a subject separate from them. The wealth of information that we can retrieve from documents justifies the use of documentary research in various areas, and should be appreciated and valued. Among all the questions from the 2011 to 2020 editions (tests carried out in 2010 to 2019), we searched for those that address Statistics in the technical schools of the state universities of São Paulo: Technical Schools of Guaratinguetá, Bauru and Jaboticabal of the Universidade Estadual Paulista – UNESP, Technical School of Lorena of the University of São Paulo – USP, Technical Schools of Campinas and Limeira of the State University of Campinas – UNICAMP. In total, fifty-two questions were found and for the process of analyzing these, we considered the analytical approach of different levels of reading and understanding of graphs, tables and averages. The work presents the relevance of the topic, the author's trajectory, the theoretical foundation of the methodology and the area of Statistics, the schools mentioned, how the selection process for admission to them works, as well as the presentation of the questions obtained, analysis and considerations. We conclude that Statistics is addressed in questions of entrance exams at technical schools at state universities in São Paulo through different areas, themes and subjects, in an interdisciplinary way, mainly through levels 2 and 3 of reading and understanding of graphics concepts, maps, tables and averages, which require interpretation between and beyond the data, in a sequential and intensive way, unistructural and multistructural questions.

Descrição

Palavras-chave

Colégio técnico, Processo seletivo, Educação básica, Technical school, Selective process, Basic education

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação