Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ensino e aprendizagem de matemática: o uso de recursos manipulativos em sala de aula

dc.contributor.advisorPaulo, Rosa Monteiro [UNESP]
dc.contributor.authorGaldino, Dayana Fonseca [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-07T17:11:16Z
dc.date.available2016-06-07T17:11:16Z
dc.date.issued2015-12-22
dc.description.abstractIn this work, we understand the importance of the use of manipulative resources for learning mathematics. For both we developed a qualitative phenomenological approach. Performing a case study with nine 7th grade students of the Elementary School, we used the abacus of the integers to examine in what way the use of Abacus contributes to students learning. The choice of material was made according to the focus of research, understanding the signs rule. In the analysis and interpretation of data, highlight lines of students, subject of the research, units of meaning that allow us to say that the material using awakened interest in students Who actively participated in the research and enabled them to understand the rule of signs, to operate with integers enabled them to understand the rule of signs, to operate with integersen
dc.description.abstractNeste trabalho temos como objetivo compreender a importância do uso de recursos manipulativos para a aprendizagem matemática. Para tanto desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. Realizando um estudo de caso com nove alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, utilizamos o ábaco dos inteiros para analisar em que sentido O Uso do Ábaco contribui para a aprendizagem dos alunos. A escolha do material se deu em função do foco da pesquisa, a compreensão da regra de sinais. No procedimento de análise e interpretação dos dados destacamos das falas dos alunos, sujeitos da pesquisa, unidades de significado que nos permitem dizer que o material utilizando despertou interesse nos alunos que participaram ativamente da pesquisa e, possibilitou-lhes a compreensão da regra de sinais, ao operarem com números inteirospt
dc.format.extent103 f.
dc.identifier.aleph000865114
dc.identifier.citationGALDINO, Dayana Fonseca. Ensino e aprendizagem de matemática: o uso de recursos manipulativos em sala de aula. 2015. 103 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2015.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-05-20/000865114.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139245
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt
dc.subjectÁbacopt
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt
dc.subjectMathematics Study and teachingpt
dc.titleEnsino e aprendizagem de matemática: o uso de recursos manipulativos em sala de aulapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.undergraduateMatemática - FEGpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000865114.pdf
Tamanho:
1.8 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format