Logotipo do repositório
 

Publicação:
Construção de estatutos de ciência para a biologia numa perspectiva histórico-filosófica: uma abordagem estruturante para seu ensino

dc.contributor.advisorCarneiro, Marcelo Carbone [UNESP]
dc.contributor.authorNascimento Junior, Antonio Fernandes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:41Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:41Z
dc.date.issued2010-07-30
dc.description.abstractA tese foi desenvolvida buscando identificar os elementos necessários para uma compreensão da visão biológica sobre a natureza, numa perspectiva histórica e filosófica. Foi realizado um estudo teórico fundamentado no pensamento materialista dialético, visando identificar as principais questões que sustentam a biologia, considerando a sua história de construção e o olhar da filosofia da ciência sobre ela. Fez-se um levantamento documental principalmente nas fontes secundárias sobre a história e filosofia da biologia, também em algumas fontes primárias. Tendo realizada esta etapa, fez-se uma análise do conteúdo disciplinar dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), PCNEM+ e as Orientações Curriculares. O estudo foi direcionado por três questões: Quais são os elementos que caracterizam a biologia como tal ao longo da sua construção? Como estes elementos se caracterizam e se articulam? Os documentos curriculares oficiais consideram estes elementos na sua formulação? Como resultado, é trazida a história das ideias sobre os seres vivos na Antiguidade à Idade Média, sendo possível identificar algumas das questões que a biologia veio a se debruçar nos séculos seguintes. Em seguida, enfatiza-se a mudança ocorrida na visão de mundo na Idade Moderna que se opôs a Escolástica e suas implicações na organizaçãoda ciência que culminou na Revolução Científica. O século XIX marca o surgimento da biologia enquanto ciência. No início do século alguns ramos já se configuravam, porém ainda vinculados com a filosofia da natureza. Constitui-se a partir daí um olhar específico sobre a natureza considerando-se três teorias principais: teoria celular, teoria do equilíbrio interno e a teoria da seleção natural e origens das espécies. Duas perspectivas centrais se estruturaram, uma Mecanicista e outra Histórica, as quais sustentaram...pt
dc.description.abstractThe thesis was developed in order to identify the elements necessary for an understanding of biological vision about the nature, historical and philosophical perspective. We conducted a theoretical study based on dialectical materialist thought, to identify the key issues underpinning biology, considering its history of construction and look at the philosophy of science about it. There was a documentary survey mainly on secondary sources on the history and philosophy of biology, also in some primary sources. Having performed this step, there was a review of disciplinary content of National Curriculum of Secondary Education (PCNEM) PCNEM + and Curriculum guidelines. The study walked directed by three questions: What are the elements that characterize the biology as such throughout its construction? How these elements are characterized and articulate? Documents of curriculum consider these elements in its formulation? As a result, it brought the history of ideas on living in antiquity to the Middle Ages, it is possibile to identify some of the questions that biology came to look over the following centuries. Then, we seek to emphasize the change in worldview in the modern era who opposed scholasticism and its implications to the science that culminated in the Scientific Revolution. The nineteenth century marks the emergence of biology as a science. At the beginning of the century there were already some branches, but still tied to the philosophy of nature. It consists from there a specific look on nature by considering three main theories: cell theory, theory of internal equilibrium and the theory of natural selection and origin of species. Two central perspectives are structured, a Mechanistic and another Historic, which ... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.format.extent437 f.
dc.identifier.aleph000623689
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationNASCIMENTO JUNIOR, Antonio Fernandes. Construção de estatutos de ciência para a biologia numa perspectiva histórico-filosófica: uma abordagem estruturante para seu ensino. 2010. 437 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2010.
dc.identifier.filenascimentojunior_af_dr_bauru.pdf
dc.identifier.lattes9115573749966110
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/102048
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopt
dc.subjectEstatutos da ciênciapt
dc.subjectHistória e filosofia da biologiapt
dc.subjectIdeias estruturantespt
dc.subjectCurriculum documentsen
dc.subjectTeaching of biologyen
dc.subjectStatutes of scienceen
dc.subjectHistory and philosophy of biologyen
dc.subjectStructuring ideasen
dc.titleConstrução de estatutos de ciência para a biologia numa perspectiva histórico-filosófica: uma abordagem estruturante para seu ensinopt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9115573749966110
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
nascimentojunior_af_dr_bauru.pdf
Tamanho:
2.35 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format