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Publicação:
Crianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infância

dc.contributor.advisorWhitacker, Arthur Magon [UNESP]
dc.contributor.authorDanielle Silva Yabuki
dc.date.accessioned2023-10-06T19:21:21Z
dc.date.available2023-10-06T19:21:21Z
dc.date.issued2023-09-18
dc.description.abstractEsta pesquisa, considerando o campo da Geografia da Infância, teve como objetivo apreender experiências urbanas, práticas espaciais e representações de crianças moradoras de Presidente Prudente-SP, com a ideia de demostrar como diferentes condições sociais e espaciais levam a experiências urbanas também diferenciadas que dotarão os sujeitos de distintos graus de autonomia, frente à Cidade. Nesse sentido, inquerimos oito crianças moradores de habitats populares (espaços tradicionais, centrais, pericentrais e periferias sociais) e de habitats de classe média e elite com idade de 8 a 15 anos, que cursam desde os anos iniciais do Ensino Fundamental I aos anos finais do Ensino Fundamental II. Operacionalmente, empregamos como ferramentas de investigação: entrevistas semiestruturadas; elaboração de esboços cartográficos dos percursos casa-escola; reconstrução e representação cartográfica dos percursos; reprodução dos percursos pela pesquisadora. Dessa maneira, os resultados desta pesquisa contribuem para o debate de que as distintas condições espaciais forma diversos modos de leitura da cidade, o que conflui, por fim, com possibilidades de exercício da autonomia na produção e apropriação do espaço urbano, autonomia esta que é também representativa da capacidade de empregar e expressar conhecimento tácito, mas, conjuntamente, reflexivo sobre o Espaço e sobre a Produção do Espaço.pt
dc.description.abstractEsta investigación, considerando el campo de la Geografía Infantil, tuvo como objetivo capturar experiencias urbanas, prácticas espaciales y representaciones de niños que viven en Presidente Prudente-SP, con la idea de demostrar cómo diferentes condiciones sociales y espaciales conducen a experiencias urbanas también diferenciadas que dotar a los sujetos de distintos grados de autonomía, frente a la Ciudad. En este sentido, encuestamos a ocho niños que viven en hábitats populares (espacios tradicionales, centrales, pericentrales y periféricos sociales) y hábitats de clase media y élite de 8 a 15 años, que asisten desde los años iniciales de la Escuela Primaria I hasta los últimos años de la Educación Primaria. Escuela Primaria II. Operativamente, empleamos las siguientes herramientas de investigación: entrevistas semiestructuradas; elaboración de croquis cartográficos de rutas hogar-escuela; reconstrucción y representación cartográfica de rutas; Reproducción de las rutas por parte del investigador. De esta manera, los resultados de esta investigación contribuyen al debate de que las diferentes condiciones espaciales configuran diferentes maneras de leer la ciudad, que en definitiva convergen con posibilidades de ejercicio de la autonomía en la producción y apropiación del espacio urbano, autonomía que también es representativa de la capacidad de emplear y expresar conocimientos tácitos, pero, conjuntamente, reflexivos sobre el Espacio y la Producción del Espacio.es
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2021/01290-9
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.citationYABUKI, Danielle Silva. Crianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infância. 253p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Geografia - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente, 2023.
dc.identifier.latteshttp://lattes.cnpq.br/4843424830545688
dc.identifier.orcid0000-0002-2085-7664
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/250905
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectGeografia da infânciapt
dc.subjectExperiência urbanapt
dc.subjectPráticas espaciaispt
dc.subjectAutonomiapt
dc.subjectPresidente Prudentept
dc.subjectGeografía de la infanciaes
dc.subjectExperiencia urbanaes
dc.subjectPrácticas espacialeses
dc.subjectAutonomíaes
dc.titleCrianças e suas experiências urbanas: uma contribuição ao estudo da diferenciação socioespacial pela geografia da infânciapt
dc.title.alternativeLos niños y sus experiencias urbanas: una contribución al estudio de la diferenciación socioespacial a través de la geografía de la infanciaes
dc.typeDissertação de mestrado
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnline
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.graduateProgramGeografia - FCT 33004129042P3
unesp.knowledgeAreaProdução do espaço geográfico
unesp.researchAreaProdução do Espaço Urbano

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