Publicação: Análise dos cursos de licienciaturas diante das políticas públicas que normatizam a educação inclusiva
dc.contributor.author | Martins, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira [UNESP] | |
dc.contributor.author | Leite, Lúcia Pereira [UNESP] | |
dc.contributor.author | Vilela, Laiza Oliveira [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T12:59:33Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T12:59:33Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | Neste estudo foram analisadas 37 grades curriculares e 17 ementários dos cursos de licenciatura de uma universidade pública brasileira tendo em vista a Recomendação feita pelo MEC, por meio da Portaria Ministerial nº 1.793 de 27 de dezembro de 1994, reiterada nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, Resolução CNE/CP nº. 1/02, que estabelecem que as instituições de ensino superior devam contemplar na sua organização curricular conteúdos que propiciem a formação dos professores para o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais. Pela análise dos resultados foi possível identificar disciplinas, obrigatórias e/ou optativas, na área da educação Inclusiva nas grades curriculares de cinco cursos de licenciatura e, por meio da análise dos ementários, identificou-se que nove cursos possuíam disciplinas que abordavam a temática. Os achados encontrados permitem afirmar que após dez da promulgação das normativas que recomendam a inserção de disciplinas curriculares sobre essa temática na formação docente, em mais da metade dos ementários analisados observou-se a ocorrência de disciplinas obrigatórias e/ou optativas relacionados à educação inclusiva, fato que deveria ocorrer na sua totalidade. O desenvolvimento deste estudo se limitou a análise de título de disciplinas e ementário de cursos de licenciaturas na Unesp, mas sabe-se que o ensino dos conteúdos curriculares extrapola ao descrito nas ementas das disciplinas e/ou nos seus títulos, sugerindo a necessidade de estudos que investiguem outros tópicos dos planos de ensino das disciplinas dos cursos de licenciatura, como conteúdo programático, objetivos, bibliografia utilizada, entre outros. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências de Bauru | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Faculdade de Ciências de Bauru | |
dc.format.extent | 8355-8365 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 8355-8365 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-8355-8365.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141573 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Licenciatura | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Educação inclusiva | pt |
dc.title | Análise dos cursos de licienciaturas diante das políticas públicas que normatizam a educação inclusiva | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.department | Educação Especial - FFC | pt |
unesp.department | Psicologia - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-8355-8365.pdf
- Tamanho:
- 641.37 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format