Publicação: O jogo Traverse como ferramenta de ensino sob a perspectiva da metodologia da resolução de problemas
dc.contributor.advisor | Barbaresco, Évelin Meneguesso [UNESP] | |
dc.contributor.author | Camargo, José Antonio da Silveira | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2019-06-03T13:47:54Z | |
dc.date.available | 2019-06-03T13:47:54Z | |
dc.date.issued | 2019-05-03 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como finalidade apresentar a Metodologia da Resolução de Problemas associada à utilização de jogos como uma estratégia para o ensino de Matemática. Apresentamos a fundamentação teórica da metodologia, partindo dos fatos históricos que permitiram sua criação, mostrando sua importância para o desenvolvimento do raciocínio e do senso crítico do aluno, onde o mesmo tem a possibilidade de adquirir e ampliar seu conhecimento, em particular, o conhecimento de novos conceitos matemáticos. Também apresentamos o jogo Traverse, que foi utilizado como uma ferramenta auxiliadora do aprendizado. Através dele, sob a perspectiva da Metodologia da Resolução de Problemas, desenvolvemos uma atividade voltada para a revisão de conceitos básicos de Geometria e apresentamos o desenvolvimento desta atividade em sala de aula, além dos resultados obtidos. | pt |
dc.description.abstract | The purpose of this work is to present the Problem Solving Methodology associated with the use of games as a strategy for teaching Mathematics. We present the entire theoretical basis of the methodology, starting from the historical facts that allowed its creation, showing its importance for the development of reasoning and critical sense of the student, where the student has the possibility of acquiring and expanding its knowledge, in particular, knowledge of new mathematical concepts. We also present the game Traverse, which we use as an aid tool of learning. Through it, from the perspective of the Problem Solving Methodology, we developed an activity focused on a review of basics concepts of Geometry and presented the development of this activity in the classroom and the results obtained. | en |
dc.identifier.aleph | 000917288 | |
dc.identifier.capes | 31075010001P2 | |
dc.identifier.lattes | 6556211699447687 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/182195 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Resolução de problemas | pt |
dc.subject | Ensino de matemática | pt |
dc.subject | Jogo Traverse | pt |
dc.subject | Geometria | pt |
dc.subject | Problem solving | en |
dc.subject | Math teaching | en |
dc.subject | Game Traverse | en |
dc.subject | Geometry | en |
dc.title | O jogo Traverse como ferramenta de ensino sob a perspectiva da metodologia da resolução de problemas | pt |
dc.title.alternative | The Traverse game as a teaching tool from the perspective of problem solving methodology | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 6556211699447687(1) | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Matemática em Rede Nacional - FC/FCT/FEIS/IBILCE/IGCE 31075010001P2 | pt |
unesp.knowledgeArea | Mestrado profissional em matemática em rede nacional | pt |
unesp.researchArea | Não consta | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- camargo_jas_me_sjrp.pdf
- Tamanho:
- 2.19 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 3 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: