Publicação: Efeitos do Promove-crianças na escola e na família
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Data
Autores
Orientador
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini 

Coorientador
Pós-graduação
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Estudos em Psicologia do desenvolvimento têm enfatizado a importância de um repertório habilidoso para que as crianças estabeleçam interações sociais saudáveis. Sabe-se que o comportamento da criança é multideterminado e influenciado pelos comportamentos das demais pessoas que fazem parte de seus contextos (familiares, professores, pares). O objetivo da pesquisa foi avaliar os efeitos de uma intervenção em grupo com crianças para promover habilidades sociais infantis nos contextos familiar e escolar, em um delineamento experimental de grupo, com grupo experimental e grupo controle (Estudos 1, 2 e 3) e delineamento de sujeito como controle dele mesmo (Estudo 4). Foi utilizado o procedimento de intervenção Promove-Crianças (FALCÃO; BOLSONI-SILVA, 2016). Os participantes foram 41 crianças que cursavam o primeiro ano do ensino fundamental de escolas municipais de uma cidade no norte paranaense e que apresentavam diagnóstico clínico, em comorbidade, para problemas de comportamento interalizantes, externalizantes e totais, de acordo com relatos de mães/pais e de professores. As crianças foram distribuídas randomicamente em grupo experimental (21 crianças) e grupo controle (20 crianças). Para mensurar efeitos da intervenção foram aplicados instrumentos que avaliassem os comportamentos das crianças (habilidades sociais e problemas de comportamento), de suas mães/pais e de seus professores (práticas educativas e indicadores de saúde mental) em três momentos para o grupo experimental (pré-teste, pós-teste e seguimento) e em dois momentos para o grupo controle (Sonda 1 e Sonda 2), no que refere ao Estudos 1 e 2. Para o Estudo 4 as mesmas variáveis foram analisadas, mas os resultados analisados foram do grupo controle, que passou por intervenção, e passou a ser chamado de experimental 2. Já no Estudo 3 foram avaliados os comportamentos apresentados pelas crianças durante as sessões de intervenção. Como resultado as crianças dos grupos experimental 1 (Estudos 1 e 2) e experimental 2 (Estudo 4) apresentaram menores frequências de problemas de comportamento após a intervenção tanto do ponto de vista dos pais como dos professores, também houve melhora na interação pai-filho e professor-aluno, com diminuição de práticas negativas e aumento de práticas positivas dos adultos. Quando comparados os resultados das fases de avaliação sonda 1 e sonda 2 não houveram diferenças significantes nos comportamentos das crianças participantes do grupo controle do ponto de vista de pais e professores. Os pais não apresentaram ansiedade e depressão em nível clínico antes ou após a intervenção. A análise dos comportamentos das sessões de intervenção, permitiram afirmar que a frequência de habilidades sociais se manteve alta e as frequências de problemas de comportamento se manteve baixa, enfatizando a importância do reforçamento contingente para que as interações habilidosas sejam estabelecidas. É possível afirmar que o Promove-Crianças é uma ferramenta importante na intervenção de crianças que apresentam problemas de comportamento dos tipos internalizantes, extermalizantes e totais nos ambientes escolar e familiar. Os resultados serão apresentados em quatro estudos.
Resumo (inglês)
Studies in Developmental psychology have emphasized the importance of a skillful repertoire for children to establish healthy social interactions. Since the behavior is multidetermined and the behavior of children is influenced by the behavior of other people who are part of their contexts (family, teachers, peers), the aim was to assess whether, by promoting changes in the child's repertoire, one can also influence the behavior of those around him/her. The objective of the research was to evaluate the effects of a group intervention with children to promote children's social skills in the family and school contexts, in an experimental group design. The intervention procedure Promove-Crianças (FALCÃO; BOLSONI-SILVA, 2016) was used. The participants were 41 children who were attending the first year of elementary school in municipal schools in a city in the north of Paraná and who had a clinical diagnosis, in comorbidity, for internalizing, externalizing and total behavior problems, according to mothers and teachers reports. Children were randomly assigned to an experimental group (21 children) and a control group (20 children). To measure the intervention effects, instruments to assess the behaviors of children (social skills and behavior problems), their mothers and teachers (educational practices and mental health indicators) were applied in three moments for the experimental group (pre-test, post-test and follow-up) and in two moments for the control group (Probe 1 and Probe 2), regarding the Studies 1 and 2. For the Study 4 the same variables were analyzed but the results analyzed were from the control group, which underwent intervention, and came to be called experimental 2. In Study 3, the behaviors presented by the children during the intervention sessions were evaluated. As a result, children in experimental 1 (Studies 1 and 2) and experimental 2 (Study 4) groups had lower frequencies of behavior problems after the intervention, both from the parents and teachers point of view, there was also an improvement in parent-child and teacher-student interactions, with a decrease in negative practices and an increase in positive practices by the adults. When comparing the results of probe 1 and probe 2 evaluation phases, there were no significant differences in the behavior of the children participating in the control group from the parents and teachers point of view. Parents did not experience anxiety and depression at the clinical level prior or after the intervention. The behaviors analysis of the intervention sessions, allowed affirming that the frequency of social skills remained high and the frequencies of behavior problems remained low, emphasizing the importance of contingent reinforcement for the skilled interactions to be established. It is possible to state that Promove-Crianças is an important tool in the intervention of children who have behavior problems of internalizing, externalizing and total types in the school and family environments. The results will be presented in four studies.
Descrição
Palavras-chave
Habilidades sociais, Problemas de comportamento, Crianças, Intervenção em grupo, Promove-crianças, Delineamento experimental de grupo, Políticas públicas, Social skills, Behavior problems, Children, Group intervention, Group experimental design, Public policy
Idioma
Português