Logotipo do repositório
 

Publicação:
A educação do movimento dos sem-terra

dc.contributor.authorDal Ri, Neusa Maria [UNESP]
dc.contributor.authorVieitez, Candido Giraldez [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:16:33Z
dc.date.available2014-05-20T15:16:33Z
dc.date.issued2004-08-01
dc.description.abstractO Instituto de Educação Josué de Castro, que tem como mantenedor o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária e é vinculado ao movimento dos sem-terra, constitui-se em uma escola de educação média e profissional. O objetivo desse texto é o de expor os elementos educativos principais presentes na escola, bem como elucidar se a sua concepção educacional, que parece ser a mesma vigente nas escolas controladas pelo MST, contém elementos educacionais de interesse para as classes trabalhadoras em geral, do ponto de vista democrático e popular. A investigação revelou que o Instituto, estruturado e organizado de forma diferente daquela usualmente encontrada nas escolas oficiais, coloca em epígrafe categorias educacionais como a união do ensino com o trabalho e a gestão democrática compartilhada entre alunos, professores e funcionários.pt
dc.description.abstractThe Josué de Castro Institute of Education, sponsored by the Technical Institute for Training and Research into the Agrarian Reform, which is associated with the landless workers' movement, provides both secondary education and technical training. The aim of this paper is to explain the principal features of this school, and to clarify whether its underlying educational premises, which seem to be similar to those extant in the schools under MST control, contain educational characteristics which are of interest to the working classes in general, from a democratic and popular point of view. The investigation showed that the Institute, whose structure and organisation differ from those commonly found in state schools, takes as its motto such educational categories as the union between education and work and democratic management processes in which students, teachers and school staff participate.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.format.extent44-57
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782004000200004
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação. Editora Autores Associados, n. 26, p. 44-57, 2004.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-24782004000200004
dc.identifier.fileS1413-24782004000200004.pdf
dc.identifier.issn1413-2478
dc.identifier.lattes0079401220807071
dc.identifier.scieloS1413-24782004000200004
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/30075
dc.language.isopor
dc.publisherEditora Autores Associados
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação
dc.relation.ispartofsjr0,244
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjecteducaçãopt
dc.subjecttrabalhopt
dc.subjectautogestãopt
dc.subjecteducationen
dc.subjectworken
dc.subjectself-managementen
dc.titleA educação do movimento dos sem-terrapt
dc.title.alternativeEducation in the landless workers' movementen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0079401220807071
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentSociologia e Antropologia - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-24782004000200004.pdf
Tamanho:
141.7 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: