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Publicação:
A Retórica do silêncio

dc.contributor.authorVillavicencio, Cesar Marino [UNESP]
dc.contributor.institutionConservatório Real de Haia
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Paraíba
dc.contributor.institutionUniversidade da California em Santa Barbara
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.contributor.institutionUniversity of California
dc.contributor.institutionUniversity of Nevada
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:29:10Z
dc.date.available2021-07-14T10:29:10Z
dc.date.issued2011-12
dc.description.abstractThere is a lack of a single doctrine for the use of rhetoric in baroque music. The rhetorical theory has interpretative and heterogeneous qualities. Musical silences are among the rhetorical figures of the baroque. To frame the intentionalities of silences it is necessary to consider the affects that surround them. This means that to describe silences we are even more subjected to a variety of interpretations. In favor of a pluralistic view of rhetoric, embracing a diversity of categorizations is suggested. In order to reveal some of the aesthetic objectives of the meraviglia, which are focused on provoking a shocking sense of wonderment through creating experiences that astonish with delight, musical examples of the pathetic use of silences are presented. Rhetoric is viewed as the energy inherent in emotion and thought, transmitted through a system of signs, including music, to others with the objective of influencing their decisions and actions.en
dc.description.abstractA teoria da retórica na música barroca revela-se, de modo geral, interpretativa e heterogênea, não havendo uma linha de pensamento fixa. Essa heterogeneidade torna-se evidente quando se analisa a utilização dos silêncios como figuras retóricas. Para definir as intencionalidades dos silêncios é necessário considerar os afetos que os cercam. Assim, por haver diversos afetos inerentes, há ainda mais deliberações subjetivas na análise dos silêncios. Sugerindo uma visão retórica plural, propõe-se diversos tipos de categorização bem como a coexistência de interpretações. Para apresentar os desdobramentos dos objetivos estéticos da meraviglia, que focam o escopo pragmático de deslumbrar inesperadamente criando percepções chocantes de admiração, busca-se um equilíbrio entre a teoria e a prática através de exemplificações musicais. A retórica é vista como a energia inerente na emoção e no pensamento, transmitida por meio de um sistema de signos, entre os quais a música, com o objetivo de influenciar terceiros em suas decisões e ações.pt
dc.description.affiliationConservatório Real de Haia
dc.description.affiliationUniversidade Federal da Paraíba
dc.description.affiliationUniversidade da California em Santa Barbara
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas
dc.description.affiliationUniversity of California
dc.description.affiliationUniversity of Nevada
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo, ECA
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent101-109
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1517-75992011000200011
dc.identifier.citationPer Musi. Belo Horizonte, MG, Brazil: Escola de Música da UFMG, n. 24, p. 101-109, 2011.
dc.identifier.doi10.1590/S1517-75992011000200011
dc.identifier.fileS1517-75992011000200011.pdf
dc.identifier.issn1517-7599
dc.identifier.issn2317-6377
dc.identifier.scieloS1517-75992011000200011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/211755
dc.language.isopor
dc.publisherEscola de Música da UFMG
dc.relation.ispartofPer Musi
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectrhetoricen
dc.subjectmusicen
dc.subjectsilencesen
dc.subjectrestsen
dc.subjectBaroqueen
dc.subjectretóricapt
dc.subjectmúsicapt
dc.subjectsilênciospt
dc.subjectpausaspt
dc.subjectBarrocopt
dc.titleA Retórica do silênciopt
dc.title.alternativeThe rhetoric of silenceen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

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