Logotipo do repositório
 

Publicação:
A leitura através do currículo: uma análise do PCN de Língua Portuguesa - a compreensão em foco

dc.contributor.advisorCurado, Odilon Helou Fleury [UNESP]
dc.contributor.advisorSouza, Renata Juneuira de [UNESP]
dc.contributor.authorFerro, Marcela Coladello [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:39Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:39Z
dc.date.issued2012-11-09
dc.description.abstractEsta dissertação, situada na linha de pesquisa Educação e Infância, discute a leitura como objeto de ensino. O percurso deste trabalho delineia-se a partir de uma análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (PCN-LP), no que se refere a concepção de leitura delineada no documento e a sua articulação com o tratamento didático proposto para os quatro primeiros anos do Ensino Fundamental. Neste estudo também discutimos essa relação à luz do referencial teórico das estratégias de compreensão leitora, ao verificar previamente a influência desse pressuposto na composição da proposta governamental. Decorrente dessa identificação, o objetivo foi examinar cada uma das partes que definem valores e funções para o ensino da leitura, admitidos por princípios pedagógicos que tratam da compreensão de textos sob duas nuances aspectuais: o que e como ensinar (conteúdo/metodologia). Frente essa questão, observando essas questões, na análise documental revelou-se que embora a concepção de leitura esteja definida na ideia de ler é compreender, o tratamento didático em contrapartida, não oferece suporte para o ensino da compreensão leitora. Por essa razão apontamos nesta pesquisa a necessidade de aprofundar o assunto em questão e articular outros conceitos importantes para uma prática de ensino que desenvolva as habilidades leitoras dos alunos. Nesse processo, discutimos o ensino da leitura que se assenta nas estratégias de compreensão leitorapt
dc.description.abstractThis dissertation, situated in research line of Education and Childhood, discuss reading while a teaching object. The course of this work is outlined an analysis the proposal of National Curriculum Core of Portuguese Language (PCN-LP) referring the practice and reading didactic in the first four years of elementary school. Which competes in this study is to investigate the concepts of reading based on the theorical reference of reading strategies comprehension. We note a close relation between the assumptions that underline in the government proposal and this teaching approach, contextualized in production (theory/practical) of American in the 1980s. Due this identification, we examine each of the parts that defines values and functions, admitted pedagogical principles that treating the comprehension of texts in two aspects: What and How teach (content/methodology). Forward this issue, observing this relation and the gaps found in the text content, we contest the document, in your function to guide the teaching of reading comprehension, doesn't reach their goals because they are not precisely defined the theoretical foundations and further by don't generating a didactic consistent for the proposal reading concept. For teaching comprehension, we point that is necessary for effective reading practices with developing skills readers focus. Thus, as part of this review study we present the strategies of reading comprehension (formulating their descriptors to be taught and assessed) as a proposal for teaching readingen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent118 f.
dc.identifier.aleph000704936
dc.identifier.capes33004129044P6
dc.identifier.citationFERRO, Marcela Coladello. A leitura através do currículo: uma análise do PCN de Língua Portuguesa - a compreensão em foco. 2012. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012.
dc.identifier.fileferro_mc_me_prud.pdf
dc.identifier.lattes7240993911301111
dc.identifier.orcid0000-0002-9315-0475
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/92285
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectCompreensão na leiturapt
dc.subjectCurriculospt
dc.subjectEducationpt
dc.titleA leitura através do currículo: uma análise do PCN de Língua Portuguesa - a compreensão em focopt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes7240993911301111[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-9315-0475[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.graduateProgramEducação - FCTpt
unesp.knowledgeAreaFormação inicial e continuada de professorespt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ferro_mc_me_prud.pdf
Tamanho:
732.65 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format