Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Barros, Daniela Mélare Vieira

Coorientador

Pós-graduação

Educação Inclusiva - FCT

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e está inserida na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Teve como objetivo analisar a usabilidade de vídeos educativos desenvolvidos para atender familiares de estudantes cegos durante a pandemia de Covid-19. Foi desenvolvida, considerando as seguintes etapas procedimentais: a análise da usabilidade pedagógica voltada para responsáveis educadores de estudantes cegos; análise e reflexão acerca da confecção do blog e vídeos que compuseram esta pesquisa. O instrumento para a coleta de dados corresponde a um questionário. Teve como participantes sete familiares de estudantes cegos atendidos pela sala de recursos multifuncional de uma escola do município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Para a análise dos dados, foram considerados os seguintes aspectos da usabilidade pedagógica: fatores para interesse no vídeo e motivação para atentar ao seu conteúdo, que perpassam por relevância e atenção. Como resultados, identificamos que os familiares compreenderam os vídeos e viram viabilidade e utilidade na maneira como os seus filhos poderiam se beneficiar.

Resumo (inglês)

This research is developed within the scope of the Graduate Program in Inclusive Education of the Faculty of Sciences and Technology of the Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" and is part of the research line: Technological Innovation and Technology Assistive, which aims to analyze the usability of educational videos developed to serve responsible educators of blind students during the Covid-19 pandemic. It was developed considering the following procedural steps with an analysis of pedagogical usability aimed at responsible educators of blind students; analysis and reflection about the making of the Blog and videos that composed this research. The instrument for data collection corresponds to a questionnaire. The participants were seven family members of blind students attended by the multifunctional resource room of one of the schools in the municipality of Nova Iguaçu. For data analysis, the following aspects of pedagogical usability were used. They are described as factors for interest in the video and motivation to pay attention to its content, which go through relevance, attention, trust and satisfaction. As a result, we identified that those responsible understood the videos and saw the feasibility and usefulness of how they could benefit from them with their children

Descrição

Palavras-chave

Estudante cego, Vídeos educacionais, Blog, Pandemia covid-19, Família, Usabilidade pedagógica, Blind student, Educacional videos, Family, Pandemic, Pedagogical usability

Idioma

Português

Como citar

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação