Logotipo do repositório
 

Publicação:
Análise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19

dc.contributor.advisorBarros, Daniela Mélare Vieira
dc.contributor.authorAmaral, Amauri de Oliveira
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-04-13T11:03:36Z
dc.date.available2023-04-13T11:03:36Z
dc.date.issued2022-10-25
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” e está inserida na linha de pesquisa Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. Teve como objetivo analisar a usabilidade de vídeos educativos desenvolvidos para atender familiares de estudantes cegos durante a pandemia de Covid-19. Foi desenvolvida, considerando as seguintes etapas procedimentais: a análise da usabilidade pedagógica voltada para responsáveis educadores de estudantes cegos; análise e reflexão acerca da confecção do blog e vídeos que compuseram esta pesquisa. O instrumento para a coleta de dados corresponde a um questionário. Teve como participantes sete familiares de estudantes cegos atendidos pela sala de recursos multifuncional de uma escola do município de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Para a análise dos dados, foram considerados os seguintes aspectos da usabilidade pedagógica: fatores para interesse no vídeo e motivação para atentar ao seu conteúdo, que perpassam por relevância e atenção. Como resultados, identificamos que os familiares compreenderam os vídeos e viram viabilidade e utilidade na maneira como os seus filhos poderiam se beneficiar.pt
dc.description.abstractThis research is developed within the scope of the Graduate Program in Inclusive Education of the Faculty of Sciences and Technology of the Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" and is part of the research line: Technological Innovation and Technology Assistive, which aims to analyze the usability of educational videos developed to serve responsible educators of blind students during the Covid-19 pandemic. It was developed considering the following procedural steps with an analysis of pedagogical usability aimed at responsible educators of blind students; analysis and reflection about the making of the Blog and videos that composed this research. The instrument for data collection corresponds to a questionnaire. The participants were seven family members of blind students attended by the multifunctional resource room of one of the schools in the municipality of Nova Iguaçu. For data analysis, the following aspects of pedagogical usability were used. They are described as factors for interest in the video and motivation to pay attention to its content, which go through relevance, attention, trust and satisfaction. As a result, we identified that those responsible understood the videos and saw the feasibility and usefulness of how they could benefit from them with their childrenen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33004129069P9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/242956
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEstudante cegopt
dc.subjectVídeos educacionaispt
dc.subjectBlogpt
dc.subjectPandemia covid-19pt
dc.subjectFamíliapt
dc.subjectUsabilidade pedagógicapt
dc.subjectBlind studenten
dc.subjectEducacional videosen
dc.subjectFamilyen
dc.subjectPandemicen
dc.subjectPedagogical usabilityen
dc.titleAnálise da usabilidade pedagógica de vídeos para familiares de estudantes cegos no contexto da pandemia da covid-19pt
dc.title.alternativeAnalysis of the pedagogical usability of videos for family members of blind students in the context of the covid-19 pandemicen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Inclusiva - FCTpt
unesp.knowledgeAreaInovação tecnológicapt
unesp.researchAreaInovação Tecnológica e Tecnologia Assistivapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
amaral_ao_me_prud.pdf
Tamanho:
1.68 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: