Logotipo do repositório
 

Publicação:
Criando Sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Villela, Fábio Fernandes

Coorientador

Pós-graduação

Docência para Educação Básica - FC 33004056091P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Este trabalho tem o objetivo de propor a criação de um material didático focado no folclore, com ênfase no personagem Saci-Pererê, evidenciando sua importância na história brasileira. O folclore, refletindo manifestações populares, crenças e valores, encontra no Saci-Pererê seu personagem mais emblemático e reconhecido. Nesse contexto, investigou-se a presença e o significado deste personagem em uma cidade do interior de São Paulo, analisando-se a cultura folclórica em uma escola para promover e valorizar o folclore nacional. A metodologia adotada foi qualitativa e bibliográfica, objetivando elucidar a trajetória do folclore brasileiro desde suas origens, destacando sua importância na composição da nossa cultura diversificada, influenciada por povos indígenas, africanos e europeus. No âmbito escolar, com as crianças da educação infantil, utilizou-se o livro “Vamos aprender com os Sacis?”, que se destaca por suas ricas ilustrações em aquarela, obra de Jocelino Soares. Os resultados indicam a significativa influência do folclore e do personagem Saci-Pererê na localidade estudada, bem como seu potencial pedagógico em auxiliar os alunos a compreenderem de maneira lúdica a cultura à qual pertencem, não apenas durante as celebrações do dia do folclore, mas ao longo de todo o ano letivo.

Resumo (inglês)

This work aims to propose the creation of didactic material focused on folklore, emphasizing the character Saci-Pererê, highlighting its importance in Brazilian history. Folklore, reflecting popular manifestations, beliefs, and values, finds in Saci-Pererê its most emblematic and recognized character. In this context, the presence and significance of this character were investigated in a town in the interior of São Paulo, analyzing the folk culture in a school to promote and value the national folklore. The methodology adopted was qualitative and bibliographic, aiming to elucidate the trajectory of Brazilian folklore from its origins, highlighting its importance in the composition of our diverse culture, influenced by indigenous, African, and European peoples. In the school context, with children from early childhood education, the book "Vamos aprender com os Sacis?" was used, notable for its rich watercolor illustrations by Jocelino Soares. The results indicate the significant influence of folklore and the character Saci-Pererê in the studied locality, as well as its pedagogical potential in assisting students to understand the culture to which they belong in a playful manner, not only during folklore day celebrations but throughout the entire school year.

Descrição

Palavras-chave

Educação Infantil, Folclore nacional, Saci-Pererê, Diversidades culturais, Early Childhood Education, National folklore, Cultural diversities

Idioma

Português

Como citar

NOBOA, Sara Jane. Criando sacis: uma proposta de ensino-aprendizagem baseada no folclore nacional para os anos iniciais da Educação Básica. 2024. 110f. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação