Publicação: Inteligência Artificial e Instrumentalização Digital no Ensino: A Semiformação na Era da Automatização Computacional
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Data
Orientador
Lastória, Luiz Antônio Calmon Nabuco 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Escolar - FCLAR
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Em um momento histórico em que os dispositivos computacionais substituem progressivamente o homem na execução de atividades cognitivas, esta pesquisa procura refletir, por meio de pressupostos extraídos da teoria crítica, as decorrências sobre o processo de ensino e aprendizagem; e, também sobre as modificações proporcionadas à educação por meio da incorporação de programas digitais voltados a simulações mecânicas de aspectos da inteligência humana. Para realizar essa investigação são recobradas discussões concernentes às relações entre determinação, liberdade e pensamento. Em seguida, são pontuadas elaborações teóricas relevantes para o desenvolvimento da lógica em direção as concepções de máquinas computacionais. A partir da computação delineiam-se os momentos de origem e desenvolvimento das ciências cognitivas e da inteligência artificial. Por fim, a pesquisa volta-se ao exame de como a formação do pensamento é impactada pelo uso de tecnologias educacionais que procuram automatizar tanto atividades intelectivas como parte do trabalho docente.
Resumo (inglês)
In a historic moment when the computing devices progressively replace the man in the performance of cognitive activities, this research seeks to reflect, through assumptions extracted from the critical theory, derivations, on the process of teaching and learning, the amendments provided education through its incorporation of digital programs aimed at mechanical simulations aspects of human intelligence. To accomplish this research are first retrieved discussions concerning the relationship between determination, freedom and thought. Then they are punctuated relevant theoretical elaborations for the development of logic towards the concepts of computing machines. After arriving computing delineates up times of origin and development of cognitive science and artificial intelligence. Finally, the research back to the examination of how the formation of thought is affected by the use of educational technologies that seek to automate as intellective activities as part of the teaching work.
Descrição
Palavras-chave
Pensamento, Inteligência Artificial, Tecnologias Educacionais, Teoria Crítica, Thought, Artificial Intelligence, Educational Technologies, Critical Theory
Idioma
Português