Logo do repositório
 

A comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica

dc.contributor.authorCamargo, Eder Pires de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:07:21Z
dc.date.available2014-05-20T15:07:21Z
dc.date.issued2010-01-01
dc.description.abstractO presente artigo encontra-se inserido em um estudo que busca compreender as principais barreiras para a inclusão de alunos com deficiência visual no contexto do ensino de física. Focalizando aulas de mecânica, analisa as dificuldades comunicacionais entre licenciandos e discentes com deficiência visual. Para tal, enfatiza as estruturas empírica e semântico-sensorial das linguagens utilizadas, indicando fatores geradores de dificuldades de acessibilidade às informações veiculadas. Recomenda, ainda, alternativas que se destinam a dar condições à participação efetiva do discente com deficiência visual no processo comunicativo. Conclui afirmando que a comunicação representa a principal barreira à participação efetiva de alunos com deficiência visual em aulas de mecânica, e enfatiza a importância da criação de canais comunicacionais adequados como condição básica à inclusão desses alunos.pt
dc.description.abstractThis paper is a part of a broader study aiming to understand the main barriers for including visual handicapped pupils in physics' teaching contexts. It analyzes communication difficulties between future physics teachers and visual handicapped pupils during Mechanics classes. It emphasizes the empirical and semantic-sensorial structures of the languages used, indicating factors which produce the accessibility difficulties for the spread of information. It recommends alternatives in order to make possible the effective participation of visual handicapped pupils in the communicative process. It concludes that communication represents the main barrier to the effective visual handicapped pupils' participation in optics classes and emphasizes the importance of creating communicatively appropriate channels as a basic condition for including these students.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e Química
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Engenharia Departamento de Física e Química
dc.format.extent258-275
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100015
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 258-275, 2010.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132010000100015
dc.identifier.fileS1516-73132010000100015.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.scieloS1516-73132010000100015
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/26476
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectDeficiência visualpt
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectMecânicapt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectInclusãopt
dc.subjectVisual handicapen
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectMechanicsen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectInclusionen
dc.titleA comunicação como barreira à inclusão de alunos com deficiência visual em aulas de mecânicapt
dc.title.alternativeCommunication as a barrier for including visual handicapped pupils in mechanics classesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132010000100015.pdf
Tamanho:
151.01 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:

Coleções