Publicação: Concepções de deficiência e altas habilidades ou superdotação na educação superior
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Data
Orientador
Silva, Nilson Rogério da 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A investigação do percurso histórico da Educação Superior no Brasil e do acesso de estudantes, que são público da Educação Especial, ao Ensino Superior conduziram a reflexão sobre o processo inclusivo. A partir desse contexto questiona-se a construção social da deficiência e das Altas Habilidades ou Superdotação (AH ou SD), fundamentado nos conceitos de sujeito do discurso, linguagem, identidade, alteridade e diferença. Objetivou-se analisar as concepções de deficiência e AH ou SD na Educação Superior, pelo desenvolvimento de um estudo de caso que buscou a identificação das legislações garantidoras desse direito por meio da análise documental, a apresentação da literatura científica pela elaboração de um levantamento bibliográfico sobre o tema e a análise de um estudo de caso em uma instituição pública, por meio de 14 entrevistas semiestruturadas realizadas com estudantes com deficiência e AH ou SD, transcritas e analisadas por meio da análise da configuração textual. Foi possível identificar a dificuldade em ouvir as pessoas com deficiência e AH ou SD sobre sua condição social. A necessidade de reconhecer-se como pessoa com deficiência e/ou AH ou SD e compor um coletivo, em parte prejudicada pela hegemonia social que constituiu o Ensino Superior e em outra parte, pela manipulação do estigma da deficiência e pela concepção da deficiência ou das AH ou SD como um problema. Faz-se necessário constituir a identidade, fomentar a representação social do trabalho para a constituição do indivíduo e o estímulo à luta coletiva pela inclusão, reconhecendo o conhecimento como a força motriz para o desenvolvimento humano.
Resumo (inglês)
The investigation of the historical course of Higher Education in Brazil and the students’ access, the public Special Education, to Higher Education led to a reflection about the inclusive process. From this context, the social construction of disability and High Abilities or Giftedness (HA or G) is questioned, based on the concepts of subject of discourse, language, identity, alterity and difference. The objective was to analyze the conceptions of disability and HA or G in Higher Education, through the development of a case study that sought to identify the laws guaranteeing this right through document analysis, the presentation of scientific literature through the elaboration of a bibliographic survey about the subject and the analysis of a case study in a public institution, through 14 semi-structured interviews carried out with students with disabilities and HA or G, transcribed and analyzed through the analysis of the textual configuration. It was possible to identify the difficulty in listening to people with disabilities and HA or G about their social condition. The need to recognize oneself as a person with a disability and/or HA or G and compose a collective, in part hampered by the social hegemony that constituted Higher Education and in another part, by the manipulation of the stigma of disability and by the conception of disability or the HA or G as a problem. It is necessary to establish the identity, promote the social representation of work for the constitution of the individual and the stimulus to the collective struggle for inclusion, recognizing knowledge as the driving force for human development.
Descrição
Palavras-chave
Educação superior, Inclusão, Concepção, Deficiência, Altas habilidades ou superdotação, Higher education, Inclusion, Conception, Disability, High abilities or giftedness
Idioma
Português
Como citar
Shimite, Amabriane da Silva Oliveira. Concepções de deficiência e altas habilidades ou superdotação na educação superior. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.