Publicação: Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos
dc.contributor.advisor | Villela, Fábio Fernandes [UNESP] | |
dc.contributor.author | Turini, Mateus Henrique | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2019-04-24T16:11:13Z | |
dc.date.available | 2019-04-24T16:11:13Z | |
dc.date.issued | 2019-02-26 | |
dc.description.abstract | A presente dissertação apresenta uma análise qualitativa sobre os fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Sociologia na Educação Básica e da Pedagogia Histórico-crítica (PHC). Para tanto, realiza uma pesquisa científica, com fundamentação teórica ao materialismo histórico-dialético, em uma escola técnica (Etec), localizada em um município do interior do estado de São Paulo. A partir do estado da arte sobre o ensino de Sociologia, de um breve histórico como componente curricular na educação escolar brasileira, da análise dialética do discurso de documentos normativos e da revisão teórica sobre a PHC, foi possível elaborar uma proposta de um ensino histórico-crítico de Sociologia para o Ensino Médio. Essa contribuição se expressa por meio de um método didático e um jogo educacional, chamado FilosoBol. Após repetidas aplicações, é possível afirmar que o jogo conseguiu cumprir com o papel esperado para essa pesquisa: o de ser uma atividade pedagógica que possibilita a vivência do momento catártico dentro dos tempos e espaços escolares. | pt |
dc.description.abstract | The present dissertation presents a qualitative analysis on the theoretical-methodological foundations of the teaching of Sociology in Basic Education and Historical-critical Pedagogy (HCP). In order to do so, it carries out a scientific research, with theoretical foundation to historical-dialectical materialism, in a technical school (Etec), located in a municipality of the interior of the state of São Paulo. From the state of the art on the teaching of Sociology, from a brief history as a curricular component in Brazilian school education, from the dialectical analysis of the discourse of normative documents and the theoretical review on the HCP, it was possible to elaborate a proposal of a historical-critical teaching of Sociology for High School . This contribution is expressed through a didactic method and an educational game called FilosoBol. After repeated applications, it is possible to affirm that the game was able to fulfill the expected role of this research: that of being a pedagogical activity that allows the experience cathartic moment to within the times and school spaces | en |
dc.identifier.aleph | 000915574 | |
dc.identifier.capes | 33004056091P0 | |
dc.identifier.lattes | 8824200306813696 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-2855-1018 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/181734 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Ensino de Sociologia | pt |
dc.subject | FilosoBol | pt |
dc.subject | Pedagogia Histórico-crítica | pt |
dc.subject | Teaching Sociology | en |
dc.subject | Historical-critical pedagogy | en |
dc.title | Ensino de Sociologia e Pedagogia Histórico-Crítica: uma análise dos fundamentos teórico-metodológicos | pt |
dc.title.alternative | Teaching Sociology and Historical-Critical Pedagogy: an analysis of the theoretical-methodological foundations | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 8824200306813696(1) | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0003-2855-1018(1) | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.embargo | Ensino | pt |
unesp.graduateProgram | Docência para a Educação Básica - FC | pt |
unesp.knowledgeArea | Outra | pt |
unesp.researchArea | Fundamentos do Ensino e da Educação Básica | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- turini_mh_me_bauru.pdf
- Tamanho:
- 1.9 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 3 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: