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Publicação:
A adequação curricular como facilitadora da educação inclusiva

dc.contributor.authorLeite, Lúcia Pereira [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Aline Maira da
dc.contributor.authorMennocchi, Lauren Mariana
dc.contributor.authorCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
dc.contributor.institutionUniversidade Paulista (UNIP)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:57:51Z
dc.date.available2016-03-02T12:57:51Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractThe present study aims to demonstrate the evaluation of the accomplishment results of a practical curricular adaptation activity to facilitate the academic progress of students with special educational needs. This activity is a requirement to mandatory subject of a refinement course called "Special and Inclusive Education Practices in mental deficiency issues". The course was accomplished in a virtual environment through TelEduc platform. On this text the evaluation of a 30-studentsample will be presented. The survey results highlight that curricular adaptation is a viable didactic-methodological strategy for intellectual deficient students to access the normal curriculum.en
dc.description.abstractDemostrar el resultado de evaluación de la efectividad de una actividad práctica de adaptación curricular, para facilitar el progreso académico de alumnos con necesidades educacionales especiales, es el objetivo de este texto. Esta actividad se constituye como requisito obligatorio del curso de Perfeccionamiento "Prácticas en Educación Especial e Inclusiva en el área de Deficiencia Mental". El curso se realizó en ambiente virtual, vía TelEduc. En el texto serán presentadas las evaluaciones de una muestra de 30 profesores. Los resultados destacan que adaptación curricular debe ser entendida como una estrategia didáctico-metodológica viable para que alumnos con deficiencia intelectual accedan al currículo común.es
dc.description.abstractDemonstrar o resultado da avaliação da efetivação de uma atividade prática de adequação curricular, para facilitar o progresso acadêmico de alunos com necessidades educacionais especiais, é o objetivo deste texto. Tal atividade se constitui como requisito em disciplina obrigatória de um curso de Aperfeiçoamento "Práticas em Educação Especial e Inclusiva na área da Deficiência Mental". O curso foi realizado em ambiente virtual, via plataforma TelEduc. Nesse texto, serão apresentadas as avaliações de uma amostra de 30 professores. Os resultados destacam que adequação curricular pode ser entendida como uma estratégia didático-metodológica viável para que alunos com deficiência intelectual acessem o currículo comum.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Psicologia, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Faculdade de Educação (FAED), Grande Dourados, MS, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Paulista (UNIP), São José dos Campos, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Psicologia, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Ciências (FC), Departamento de Educação, Bauru, SP, Brasil
dc.format.extent89-111
dc.identifierhttp://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752011000100006
dc.identifier.citationPsicologia da Educação, v. 32, p. 89-111, 2011.
dc.identifier.fileS1414-69752011000100006.pdf
dc.identifier.issn1414-6975
dc.identifier.lattes9928758732344366
dc.identifier.lattes2665089076526893
dc.identifier.lattes0119179612439892
dc.identifier.lattes3855053449114282
dc.identifier.scieloS1414-69752011000100006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134661
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofPsicologia da Educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectDeficiencyen
dc.subjectEducational psychologyen
dc.subjectSpecial educational needsen
dc.subjectCurrículoes
dc.subjectEducación inclusivaes
dc.subjectDeficienciaes
dc.subjectPsicología de la educaciónes
dc.subjectNecesidades educacionales especialeses
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectDeficiênciapt
dc.subjectPsicologia da educaçãopt
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispt
dc.titleA adequação curricular como facilitadora da educação inclusivapt
dc.title.alternativeThe curricular adequacy as facilitating in the inclusive educationen
dc.title.alternativeLa adecuación curricular como facilitadora de la educación inclusivaes
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9928758732344366
unesp.author.lattes2665089076526893
unesp.author.lattes0119179612439892
unesp.author.lattes3855053449114282
unesp.author.orcid0000-0003-2401-926X[1]
unesp.author.orcid0000-0002-6238-8624[4]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentPsicologia - FCpt
unesp.departmentEducação - FCpt

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