Publicação: Relatos de professores que ensinam a ler e a produzir textos sobre sua experiência como leitores e produtores de textos
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Data
Autores
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
Tipo
Trabalho apresentado em evento
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Esta pesquisa objetivou investigar, a partir da ótica de professores do Ensino Fundamental I, o significado atribuído à produção textual. Nesse sentido, buscou estabelecer como os docentes pesquisados se constituem como leitores, produtores de textos e professores de língua materna. É de abordagem qualitativa, do tipo colaborativa, pois, dentre outros aspectos, visa à busca de soluções para problemas concretos do cotidiano escolar. Após delimitação necessária à configuração deste artigo, optou-se por apresentar os dados coletados por meio de relatos orais de duas professoras os quais foram analisados à luz da análise do discurso de linha francesa. As docentes manifestaram algumas crenças com relação à leitura que poderiam ser revistas: a ideia de que o professor é o detentor do conhecimento, não lhe sendo permitido ter dúvidas ou desconhecimento sobre algum assunto e a convicção plena de que em família de professores formam-se sempre bons leitores. No que diz respeito a serem produtoras de texto e professoras que ensinam a escrever, as docentes não parecem valorizar tanto o ensino da produção textual quanto valorizam o ensino da leitura.
Descrição
Palavras-chave
Idioma
Português
Como citar
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 6101-6113