Publicação: “Sem controle" ou como a pirataria criou a cultura de jogos no Brasil
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Autores
Orientador
Affini, Letícia Passos 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação: Rádio, Televisão e Internet - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O Brasil se tornou um dos maiores mercados de videogames e jogos eletrônicos do
mundo. O país figura a 13ª posição num ranking mundial e as perspectivas são de
crescimento. Apesar dos dados positivos, a nação saiu recentemente de uma grande
onda de pirataria que dominava todo o setor. Desde o início do surgimento do
videogame no país, os produtos foram severamente pirateados ou contrabandeados.
Os brasileiros criaram uma cultura de produzir e distribuir jogos eletrônicos sem a
devida autorização legal dos detentores dos direitos autorais. Apesar desse
problema, se não fosse pela pirataria, grande parte da população não teria acesso
aos games, devido às altas taxas aplicadas aos produtos importados, e assim não
teria surgido a cultura de jogos que temos hoje que movimentam a economia do país
e faz do Brasil uma potência nesse setor. “Sem Controle” é um curta-metragem do
gênero documentário cujo tema faz um recorte sobre como era a pirataria de games
no Brasil.
Resumo (inglês)
Brazil has become one of the biggest markets of videogames and electronic games
in the world. The country ranks in 13rd in the world’s ranking and the perspectives
demonstrate significant growth. Even with positive data, Brazil has just left a big wave
of piracy that led the whole section. Since the emergence of videogame in the
country, many products were severely pirated or smuggled. Brazilian people started a
culture of producing and spreading those electronic games without legal authorization
from its developers. Although all these problems were a fact, if it weren’t for the
piracy, great part of the population wouldn’t have had access to those games
because prices were always too high for the life standards from that period, therefore
the culture of gaming would not rise as it is today and would not have become a
significant part of Brazilian economy which makes it a potent contributor to this
market nowadays. “Out of Control” is a short-movie in the documentary gender in
which the theme makes a section in the matter and reports the way game’s piracy
happened in Brazil.
Descrição
Palavras-chave
Videogame, Pirataria, Documentário, Cultura de jogos, Piracy, Documentary, Game’s culture
Idioma
Português