Logo do repositório
 

Análise comportamental das instruções utilizadas por uma educadora infantil em sala de aula inclusiva

dc.contributor.advisorCavalcante, Maria Regina [UNESP]
dc.contributor.authorSasso, Elaine Cristina [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:28:59Z
dc.date.available2014-06-11T19:28:59Z
dc.date.issued2007-07-30
dc.description.abstractA educação infantil inclusiva deve considerar a diversidade inerente à espécie humana e garantir a todos os alunos o acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade, bem como o seu desenvolvimento pessoal. Para a promoção das aprendizagens, a prática pedagógica dos professores deve ser constituída por uma variedade de procedimentos de ensino a serem executados em função do repertório dos alunos. Na literatura da Análise Experimental do Comportamento as instruções têm se mostrado procedimentos eficazes no ensino de novos comportamentos e nas situações em que as consequências para o responder são remotas. Este estudo investigou as instruções, como procedimento de ensino, apresentadas por uma professora de Educação Infantil para os alunos com desenvolvimento típico e para os alunos com necessidades educacionais especiais durante as atividades de rotina e no ensino dos conteúdos de Linguagem Oral e Escrita (LOE), realizadas em sala de aula. Os dados foram coletados através de filmagem das interações da professora com dois alunos com desenvolvimento típico e com dois alunos com necessidades especiais - um com diagnóstico formal de Mielomeningoceli associada à hidrocefalia e outro com diagnóstico informal de deficiência mental. Constatou-se que a professora utilizou-se das instruções, como procedimento de ensino, para todos os alunos tanto durante as atividades de rotina como no ensino dos conteúdos de LOE. Essas instuções, na maioria das situações, descreviam apenas as classes de respostas a serem emitidas pelos alunos e esses as seguiam exatamente da forma como haviam sido descritas pela professora. Verificou-se, em algumas situações, que a professora identificava algumas das dificuldades apresentadas pelos alunos com necessidades educacionais...pt
dc.description.abstractThe inclusive infantile education must consider the inherent diversity to the human specie being and guarantee to all pupils the access to the knowledge produced by the humanity, as well as its personal development. To promote the learnings, professor's pedagogical practice must be constituted by a variety of educational procedures to be executed in function of the repertoire of the pupils. In the experimental analysis of the behavior literature the instructions have shown efficient procedures in the education of new behaviors and in the situations where the consequences of answer it are remote. This study investigated the instructions, as educational procedure, presented by a teacher of infantile education to the pupils with typical development and for the pupils with special educational necessities during the routine activities and in the education of the contents of verbal and written language (VWL) occurred in the classroom. Data had been collected by filming the interactions of the teacher with two pupils with typical development and two pupils with special educational necessities - one with foram diagnosis of mielomeningoceli associated to hidrocefalia and another on with informal diagnosis to mental deficiency. It was verified that the teacher used the instructions, as educational procedure, to all the pupils in such a way during the routine activities in VWL contents teachings. These instructions, in the majority of the situations, described only anwers classes to be emitted by the pupils and they followed accurately in the way... (Complete abstract click electronic access below)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent134 f. : il.
dc.identifier.aleph000503856
dc.identifier.capes33004056085P0
dc.identifier.citationSASSO, Elaine Cristina. Análise comportamental das instruções utilizadas por uma educadora infantil em sala de aula inclusiva. 2007. 134 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2007.
dc.identifier.filesasso_ec_me_bauru.pdf
dc.identifier.lattes1213833176606085
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/97435
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectEstudo de criançaspt
dc.subjectEducação inclusivapt
dc.subjectEnsino e aprendizagempt
dc.subjectInteração professor-alunopt
dc.subjectProcedimentos instrucionaispt
dc.subjectInstructional proceedingsen
dc.subjectChildren educationen
dc.subjectInclusive educationen
dc.subjectProfessor-pupil interactionen
dc.subjectTeach and learnen
dc.titleAnálise comportamental das instruções utilizadas por uma educadora infantil em sala de aula inclusivapt
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.author.lattes1213833176606085
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.graduateProgramPsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FCpt
unesp.knowledgeAreaPsicologia do desenvolvimento e aprendizagempt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
sasso_ec_me_bauru.pdf
Tamanho:
908.95 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format