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Publicação:
Formação continuada numa rede municipal de ensino fundamental apostilada: a percepção dos profissionais do magistério

dc.contributor.authorSilva, Ana Paula Mendes da [UNESP]
dc.contributor.authorMilitão, Silvio Cesar Nunes [UNESP]
dc.contributor.authorSoares, Mariana Padovan Farah [UNESP]
dc.contributor.authorMelo, Damaris Caroline Quevedo de [UNESP]
dc.contributor.authorAmaral, Daniela [UNESP]
dc.contributor.authorMiralha, Mayara Faria [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T13:00:20Z
dc.date.available2016-07-19T13:00:20Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO presente trabalho, vinculado a uma pesquisa de âmbito maior que teve por objetivo precípuo identificar e analisar a concepção de professores e equipe gestora de uma determinada unidade escolar acerca da adoção e implementação de sistema apostilado privado numa rede municipal de ensino do interior paulista, a fim de desvelar suas razões, características e seus desdobramentos, ocupa-se, especificamente, dos dados relativos à percepção dos profissionais do magistério sobre as ações de formação continuada realizadas no contexto de “apostilamento” do ensino fundamental municipal, tendo em vista sua análise e discussão. Realizado de 2012 a 2013, o estudo se valeu dos seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica sobre a temática e realização de entrevistas semiestruturadas com doze sujeitos. Inicialmente, os resultados da pesquisa realizada demonstraram que a adoção de sistema apostilado no município foi motivada pela precariedade/falta de experiência municipal para responder às novas e crescentes demandas educacionais assumidas e ocorreu à revelia da opinião/anuência dos profissionais do magistério. Na sequência, o estudo revela a forte insatisfação dos sujeitos da pesquisa com as ações de formação continuada empreendidas pela empresa privada contratada para fornecer produtos e serviços ao município-cliente. Por fim, conclui-se que a formação continuada dos profissionais do magistério no município pesquisado caminha na contramão do que há tempos vem sendo recomendado pela literatura especializada.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, Brasil
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent5524-5535
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5524-5535
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-5524-5535.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141758
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectFormação continuadapt
dc.subjectEnsino fundamental municipalpt
dc.subjectSistema apostilado de ensino privadopt
dc.titleFormação continuada numa rede municipal de ensino fundamental apostilada: a percepção dos profissionais do magistériopt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudentept
unesp.departmentEducação - FCTpt

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