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Publicação:
Trajetória e permanência acadêmica de graduandos em química brancos, pardos e pretos a partir dos dados do ENADE 2017

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Orientador

Massi, Luciana

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Química - IQ

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso restrito

Resumo

Resumo (português)

Apesar do aumento do acesso à educação superior, estudos mostram que as desvantagens sociais, raciais e de gênero tendem a ser replicadas nas universidades. Essas desigualdades ocorrem, geralmente, aos estudantes de status econômicos mais baixos, do sexo feminino e com membros de grupos raciais minoritários. Assim, este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo constituir relações entre os fatores socioeconômicos dos Bacharelandos e Licenciandos em química em relação à raça de acordo com as condições sociais de permanência e o desempenho acadêmico, com base nos microdados do ENADE 2017. Para investigar esse objetivo utilizamos os microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) referente aos cursos de bacharelado e licenciatura em química do ano de 2017 ( último ano em que a prova englobou os cursos de ciência exatas e da Terra) abrangendo um total de 7650 estudantes. Esses dados foram analisados por meio de uma análise estatística descritiva adotando o qui-quadrado, o que indica as associações entre as variáveis acerca das condições sociais de permanência e o desempenho na nota geral do exame. Obtivemos um conjunto de resultados que apontam para os seguintes aspectos que são afetados por essas desvantagens, como a percepção da dificuldade da prova do ENADE 2017 e o desempenho geral no exame. Portanto, é notável a influência das condições sociais de permanência de estudo no desempenho dos estudantes neste exame, o que mostra a replicação da desigualdade social e a desigualdade racial no meio educacional

Resumo (inglês)

Despite increased access to higher education, studies show that disadvantages social, racial and gender tend to be replicated in universities. These inequalities usually occur to students of lower economic status, female and with members of racial minority groups. Thus, this course completion work had with the objective of constituting relationships between the socioeconomic factors of Bachelor's students and Chemistry graduates in relation to race according to the social conditions of permanence and academic performance, based on ENADE 2017 microdata. To investigate this objective, we used microdata from the National Performance Examination of Students (ENADE) referring to bachelor's and teaching degrees in chemistry in the year 2017 (last year in which the test covered the exact and Earth science courses) covering a total of 7650 students. These data were analyzed using a descriptive statistical analysis adopting the chi-square, which indicates the associations between the variables about the social conditions of permanence and the performance in the general grade of the exam. We obtained a set of results that point to the following aspects that are affected by these disadvantages, such as the perception of the difficulty of the ENADE 2017 test and overall performance on the exam. Therefore, the influence of the social conditions of permanence of study in the performance of students in this exam, which shows the replication of social inequality and racial inequality in the educational environment.

Descrição

Palavras-chave

Raça, Permanência acadêmica, Desigualdade racial, ENADE

Idioma

Português

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