Publicação: Trajetória e permanência acadêmica de graduandos em química brancos, pardos e pretos a partir dos dados do ENADE 2017
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Data
Autores
Orientador
Massi, Luciana 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Química - IQ
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Apesar do aumento do acesso à educação superior, estudos mostram que as desvantagens
sociais, raciais e de gênero tendem a ser replicadas nas universidades. Essas desigualdades
ocorrem, geralmente, aos estudantes de status econômicos mais baixos, do sexo feminino e
com membros de grupos raciais minoritários. Assim, este trabalho de conclusão de curso teve
como objetivo constituir relações entre os fatores socioeconômicos dos Bacharelandos e
Licenciandos em química em relação à raça de acordo com as condições sociais de
permanência e o desempenho acadêmico, com base nos microdados do ENADE 2017. Para
investigar esse objetivo utilizamos os microdados do Exame Nacional de Desempenho dos
Estudantes (ENADE) referente aos cursos de bacharelado e licenciatura em química do ano de
2017 ( último ano em que a prova englobou os cursos de ciência exatas e da Terra)
abrangendo um total de 7650 estudantes. Esses dados foram analisados por meio de uma
análise estatística descritiva adotando o qui-quadrado, o que indica as associações entre as
variáveis acerca das condições sociais de permanência e o desempenho na nota geral do
exame. Obtivemos um conjunto de resultados que apontam para os seguintes aspectos que são
afetados por essas desvantagens, como a percepção da dificuldade da prova do ENADE 2017
e o desempenho geral no exame. Portanto, é notável a influência das condições sociais de
permanência de estudo no desempenho dos estudantes neste exame, o que mostra a
replicação da desigualdade social e a desigualdade racial no meio educacional
Resumo (inglês)
Despite increased access to higher education, studies show that disadvantages
social, racial and gender tend to be replicated in universities. These inequalities
usually occur to students of lower economic status, female and
with members of racial minority groups. Thus, this course completion work had
with the objective of constituting relationships between the socioeconomic factors of Bachelor's students and
Chemistry graduates in relation to race according to the social conditions of
permanence and academic performance, based on ENADE 2017 microdata.
To investigate this objective, we used microdata from the National Performance Examination of
Students (ENADE) referring to bachelor's and teaching degrees in chemistry in the year
2017 (last year in which the test covered the exact and Earth science courses)
covering a total of 7650 students. These data were analyzed using a
descriptive statistical analysis adopting the chi-square, which indicates the associations between the
variables about the social conditions of permanence and the performance in the general grade of the
exam. We obtained a set of results that point to the following aspects that are
affected by these disadvantages, such as the perception of the difficulty of the ENADE 2017 test
and overall performance on the exam. Therefore, the influence of the social conditions of
permanence of study in the performance of students in this exam, which shows the
replication of social inequality and racial inequality in the educational environment.
Descrição
Palavras-chave
Raça, Permanência acadêmica, Desigualdade racial, ENADE
Idioma
Português