Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Da ostheografia de uma artista professora à ostheopedagogia: estudo de um caminho ancestral afrorreferenciado para a criação de processos com as máscaras no ensino-aprendizagem em arte-educação

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

André, Carminda Mendes

Coorientador

Pós-graduação

Artes - IA

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Tese de doutorado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A pesquisa Da Ostheografia de uma artista professora à Ostheopedagogia - Estudo de um caminho ancestral afrorreferenciado para a criação de processos com as Máscaras no ensino aprendizagem em arte educação conta, reflete e registra o uso metodológico das Máscaras oriundas de processos criativos por vários anos experienciados no chão de salas de aula e ensaio que acabam por fundar uma metodologia para a formação de artistas e arte educadores com a utilização das máscaras: registro de um longo período que vai da formulação de processos metodológicos de ensino-aprendizagem por meio das máscaras, ao descolamento das teorias e práticas europeias de formação. Esta é uma proposta de prática artístico-pedagógica descolonial que se apoia nos conceitos de memória, presença, devir, pertencimento e ancestralidade atrelados ao uso das máscaras da Infância, Máscara do Nariz Vermelho, Anciã e a Ancestral, na busca dos saberes ancestrais apagados, dissipados e que se encontram fragmentados e ocultos à nossa percepção imediata, turva pela estrutura colonialista e escravagista, mas que se manifesta na arte popular, na sua capacidade de subverter regras que lhe são impostas como verdade única e absoluta; tanto para quem a realiza, quanto para quem interage como público. Esta capacidade de revelação e transgressão vem apoiada na riqueza epistêmica Quilombola. Uma escrita narrativa, episódica, inspirada e sustentada nos conceitos de escrevivência e oralitura – ora ensaística, ora prosaica, ora poética, ora dialogada – apontando e enfatizando para o descolar-se da autora de uma formação hegemônica eurocêntrica recebida. Volta-se para os saberes que resistem à violência colonial em prol da defesa ao pertencimento e da autonomia de criação. Tem como pretensão oferecer o depoimento de uma herança cultural, artística e filosófica para o desenvolvimento de uma qualidade de professor artista ou artista/professor para a re-construção, e constatação, de saberes acerca do coletivo como poder emancipatório e libertador oriundos da educação e cultura popular. Traçando paralelos e reconhecendo a importância dos saberes populares do circo, do teatro de rua, das danças, cantos e cantigas populares e da Arte Palhacesca, para qualificar a importância de um saber encarnado. O osso, como lugar de registro, estrutura, base do que fomos e somos em passagem, dicotomicamente, cúmplice e sustentação de nossa impermanência.

Resumo (espanhol)

La investigación "De la osteografía de un artista-docente a la osteopedagogía – Un estudio de un camino ancestral afro-referenciado para la creación de procesos con máscaras en la enseñanza y el aprendizaje en la educación artística" narra, reflexiona y documenta el uso metodológico de máscaras nacidas de procesos creativos vividos durante muchos años en aulas y salas de ensayo. Estas experiencias culminaron en la fundación de una metodología de formación para artistas y educadores artísticos a través de las máscaras, abarcando un largo período que va desde la formulación de procesos de enseñanza-aprendizaje con máscaras hasta un distanciamiento deliberado de las teorías y prácticas europeas de formación. Esta propuesta presenta una práctica artístico-pedagógica decolonial basada en los conceptos de memoria, presencia, devenir, pertenencia y ancestralidad, vinculada al uso de la Máscara de la Infancia, la Máscara de la Nariz Roja, la Máscara del Anciano y la Máscara Ancestral. Busca saberes ancestrales que han sido borrados, disipados y permanecen fragmentados y ocultos a nuestra percepción inmediata—difuminados por estructuras coloniales y esclavistas—pero que se manifiestan en la capacidad del arte popular para subvertir reglas impuestas como verdades singulares y absolutas tanto para creadores como para públicos. Ese poder de revelación y transgresión está sustentado por la riqueza epistémica de las tradiciones quilombolas. La escritura es narrativa y episódica, inspirada y sostenida por los conceptos de escrevivência y oralitura—alternadamente ensayística, prosaica, poética y dialógica—destacando el desapego del autor de la formación hegemónica eurocéntrica recibida. Se orienta hacia saberes que resisten la violencia colonial en defensa de la pertenencia y la autonomía creativa. Su intención es ofrecer testimonio de una herencia cultural, artística y filosófica destinada a cultivar las cualidades de un artista-docente o docente-artista. Esta reconstrucción y afirmación de saberes colectivos sirve como una fuerza emancipadora y liberadora extraída de la educación y la cultura popular. El estudio establece paralelismos y reconoce la importancia de los saberes populares provenientes de las artes circenses, el teatro callejero, las danzas folclóricas, las canciones y los cantos, y las artes del clown, subrayando así el valor de la sabiduría encarnada. Finalmente, el hueso emerge como el lugar de registro, estructura y fundamento de lo que fuimos y somos en tránsito—un cómplice paradójico y el soporte de nuestra impermanencia.

Resumo (inglês)

The research From Osteography of an Artist-Teacher to Osteopedagogy – A Study of an Afro-Referenced Ancestral Path for Creating Processes with Masks in Arts Education The study tells, reflects on, and documents the methodological use of Masks born from creative processes experienced over many years on the floors of classrooms and rehearsal spaces, which ultimately establish a methodology for training artists and art educators through mask work. It records a lengthy period spanning the formulation of teaching–learning methodologies via masks to the departure from European theories and practices of formation. This proposal presents a decolonial artistic-pedagogical practice grounded in the concepts of memory, presence, becoming, belonging, and ancestry, tied to the use of the Childhood Mask, Red Nose Mask, Elder Mask, and Ancestral Mask. It seeks out ancestral knowledges that have been erased, dissipated, fragmented, and hidden from our immediate perception—clouded by colonialist and slave-based structures—yet still manifest in popular art and in its capacity to subvert rules imposed as singular, absolute truths for both creator and audience. This capacity for revelation and transgression is supported by Quilombola epistemic richness. The text unfolds through a narrative, episodic style—alternately essayistic, prosaic, poetic, and dialogic—anchored in the concepts of escrevivência and oralitura. It highlights the author’s distancing from received Eurocentric hegemonic training and turns toward knowledges that resist colonial violence in defense of belonging and creative autonomy. The work intends to offer testimony of a cultural, artistic, and philosophical heritage for developing the profile of an artist-teacher or teacher-artist. It reconstructs and affirms collective knowledges as an emancipatory, liberating power arising from popular education and culture. By drawing parallels and recognizing the importance of popular traditions—circus, street theater, dances, folk songs, and Clown Art—it underscores the value of embodied knowledge. The bone serves as a place of record, structure, and foundation of what we were and are in passage—paradoxically both accomplice and support to our impermanence.

Descrição

Palavras-chave

Arte na educação, Ensino, Aprendizagem, Cultura afro-brasileira, Cultura popular, Máscaras, Criação (Literária, artística, etc.)

Idioma

Português

Citação

ALMEIDA, Maria Aparecida Ferreira de. Da ostheografia de uma artista professora à ostheopedagogia: estudo de um caminho ancestral afrorreferenciado para a criação de processos com as máscaras no ensino-aprendizagem em arte-educação. Orientadora: Carminda Mendes André. 2025. 312 f. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação