Logotipo do repositório
 

Publicação:
A concepção de ciência de Popper e o ensino de ciências

dc.contributor.authorRufatto, Carlos Alberto
dc.contributor.authorCarneiro, Marcelo Carbone [UNESP]
dc.contributor.institutionFaculdades de Direito e Administração Instituição Toledo de Ensino de Bauru
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:13:00Z
dc.date.available2014-05-20T13:13:00Z
dc.date.issued2009-01-01
dc.description.abstractProcurou-se identificar as consequências mais importantes da concepção de ciência de Popper, que deu origem a um rico debate na Filosofia das Ciências, para o Ensino de Ciências. O acompanhamento deste debate permite perceber a riqueza do processo científico, reconhecendo as contribuições daqueles que debateram com Popper; bem como a importância dos aspectos da ciência que Popper valorizou e procurou preservar. As críticas e os debates em torno das abordagens de mudança conceitual contribuíram para a percepção da riqueza e complexidade desse processo. Quando considerados os objetivos institucionais das escolas e as expectativas sociais em torno da compreensão adequada e da procura de superação dos paradigmas vigentes a manutenção de certos aspectos, inerentes ao processo de mudança conceitual, pode se mostrar relevante. Neste sentido, a obra de Popper pode oferecer importante apoio para valorizar aspectos racionais que poderiam presidir o processo de aprender Ciências.pt
dc.description.abstractThis work aimed at identifying the most important consequences of Popper's conception of science education, which started a fertile debate in the Philosophy of Science. By following this debate, it is possible to notice the richness of the cientific process, recognizing the contributions brought by those who debated with Popper, and the importance of aspects of science that Popper valued and attempted to preserve. The criticism and the debate over the approaches towards conceptual change contributed to the perception of the wide extent and complexity of this process. However, the maintenance of certain aspects, inherent in the process of conceptual change, may be relevant when the institutional objectives of the schools and the social expectations over the appropriate understanding and over the attempt to overcome current paradigms are considered. In this way, Popper's work may offer important support to valuing rational aspects that could inform the process of learning Science.en
dc.description.affiliationFaculdades de Direito e Administração Instituição Toledo de Ensino de Bauru
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Ciências Humanas
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Departamento de Ciências Humanas
dc.format.extent269-289
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132009000200003
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 15, n. 2, p. 269-289, 2009.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132009000200003
dc.identifier.fileS1516-73132009000200003.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.lattes9115573749966110
dc.identifier.scieloS1516-73132009000200003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/901
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectFilosofia da Ciênciapt
dc.subjectEpistemologia popperianapt
dc.subjectEscolha e debate racionalpt
dc.subjectMudança conceitualpt
dc.subjectPhilosophy of Scienceen
dc.subjectPopper's epistemologyen
dc.subjectRational choice and debateen
dc.subjectConceptual changeen
dc.titleA concepção de ciência de Popper e o ensino de ciênciaspt
dc.title.alternativePopper's conception of science and the teaching of sciencesen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes9115573749966110
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.departmentCiências Humanas – FAACpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132009000200003.pdf
Tamanho:
161.12 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: