Publicação: Leitura Literária em sala de aula: a prática colaborativa no Ensino das Estratégias de leitura
dc.contributor.author | Bataus, Vanessa [UNESP] | |
dc.contributor.author | Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-02-24T13:57:53Z | |
dc.date.available | 2015-02-24T13:57:53Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Este artigo é fruto de reflexões oriundas de uma pesquisa, em andamento, a partir de observação acerca do trabalho pedagógico relacionado à literatura infantil nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública, municipal, do Estado de São Paulo. Compreendemos que aprender a ler não é uma prática natural, espontânea, mas uma prática cultural criada pelo homem e, por isso, deve ser conteúdo escolar. Neste sentido, cabe ao professor ensinar a seus alunos atitudes, escolhas, ou seja, ações intelectuais que permitam ao leitor mirim colocar a compreensão como objetivo de sua leitura e que aprenda a mobilizar várias estratégias de leitura para atingir esse objetivo, uma vez que os dados revelados pela pesquisa “A Literatura na escola: espaços e contextos – a realidade brasileira e portuguesa” mostram que, apesar dos investimentos em programas de fomento à leitura, como, por exemplo, o Programa Nacional de Biblioteca na Escola – PNBE, nossas escolas, em sua grande maioria, não conseguem formar leitores qualitativamente melhores.Visto a necessidade de (re) pensarmos as práticas relacionadas à leitura e, especificamente, à leitura literária, nossa discussão se dirige a questões referentes ao modo como a leitura e o livro de literatura infantil são trabalhados, por professores e seus alunos, em sala de aula, e a influência dessas práticas no processo de atribuição de sentido das crianças ao que seja o ato de ler, bem como em relação a sua própria identidade de leitores em formação. O debate gerado pela pesquisa que deu origem a este texto evidencia o quanto as crianças sentem-se capazes e ativas em seu processo de apropriação da leitura literária decorrente do trabalho pedagógico relacionado à literatura infantil por meio da abordagem do ensino de estratégias de leitura. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higyno Muzzi Filho, n.737, Câmpus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Avenida Higyno Muzzi Filho, n.737, Câmpus Universitário, CEP 17525900, SP, Brasil | |
dc.format.extent | 45-56 | |
dc.identifier | http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/597 | |
dc.identifier.citation | Revista Profissão Docente, v. 13, n. 27, p. 45-56, 2013. | |
dc.identifier.file | ISSN15190919-2013-13-27-45-56.pdf | |
dc.identifier.issn | 1519-0919 | |
dc.identifier.lattes | 9600062169250020 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/115228 | |
dc.language.iso | por | |
dc.relation.ispartof | Revista Profissão Docente | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Currículo Lattes | |
dc.title | Leitura Literária em sala de aula: a prática colaborativa no Ensino das Estratégias de leitura | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 9600062169250020 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.department | Didática - FFC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN15190919-2013-13-27-45-56.pdf
- Tamanho:
- 404.36 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format